Vestibular
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza dois vestibulares ao ano: o Vestibular de Inverno, aplicado no meio do ano; e o Vestibular de Verão, realizado no final do ano.
Também são oferecidas vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em cada semestre, a Udesc reserva cerca de 1/3 das vagas para o SiSU, que seleciona candidatos por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os 47 cursos da Udesc são ministrados nos campi Florianópolis, Norte Catarinense, Centro de Educação Planalto do Norte, Planalto Serrano, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí e Sul Catarinense.
Vestibulares de Inverno e Verão
As inscrições para o Vestibular de Inverno têm início, geralmente, no mês de abril, enquanto o Vestibular de Verão recebe inscrições em agosto e/ou setembro. A taxa fica em torno de R$ 110.
Isenção
Para ambas as seletivas a Universidade abre prazo para solicitações de isenção de taxa de inscrição. São duas modalidades: critério socioeconômico e doador de sangue e/ou medula óssea.
Para o critério socioeconômico o candidato precisa entregar os comprovantes de rendas do grupo familiar em um dos campi da Udesc, além do preenchimento do formulário específico. A Comissão Avaliadora do Vestibular vai analisar os pedidos e os documentos, podendo realizar visitas ou ligações aos requerentes.
Já na modalidade doador de sangue e/ou medula óssea podem concorrer aqueles que comprovem terem doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela rede pública, no mínimo, três vezes durante o período de um ano.
Nas duas categorias, além dos pré-requisitos específicos de cada uma, é necessário que o candidato já tenha finalizado o ensino médio ou esteja em fase de conclusão até a data da matrícula do Vestibular da Udesc.
Aqueles que tiverem o benefício concedido deverão efetivar a participação no Vestibular durante o período geral de inscrições.
Provas
As provas do Vestibular de Inverno são aplicadas, normalmente, em junho, e do Vestibular de Verão, em novembro. Os candidatos fazem as provas em um único dia, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30.
Manhã: 50 questões objetivas sobre Português (14), Matemática (14), Biologia (14) e Língua Estrangeira (8) pela manhã.
Tarde: 50 questões objetivas de Física (14), Química (14), Geografia (11) e História (11), além de uma redação.
As provas são realizadas nas cidades de Chapecó, Joinville, Balneário Camboriú, Florianópolis, Ibirama, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
Os candidatos aos cursos de Música, Teatro e Artes Visuais também precisam fazer um teste de habilidade específica.
Vestibular EaD
A Universidade realiza vestibular específico para os cursos à distância, conhecidos também como EaD. Na última edição não houve cobrança de taxa de inscrição e os candidatos foram avaliados via desempenho no Enem ou pela realização da prova de redação.
Para aqueles que escolheram usar o Enem foi preciso comprovar o mínimo 300 pontos. Já para os que escolheram pela prova, foi preciso fazê-la presencialmente, no turno vespertino. Na última edição, ela foi aplicada nas cidades de Balneário Camboriú e Laguna.
Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD
A Udesc ofertou na última seleção 75 vagas nos cursos à distância. Desse total, 37 foram para os candidatos que optaram pelo Enem. Os cursos são ministrados em Balneário Camboriú e Laguna.
Cotas
Em relação às cotas, a Udesc reserva 30% das vagas de cada curso para seu Programa de Ação Afirmativa. A divisão é feita da seguinte maneira:
- 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
-10% para candidatos pertencentes ao grupo racial negro.
As cotas valem para os cursos presenciais e a distância, para ingresso via vestibular ou SiSU.