Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UEG

Vestibular da UEG

UEG realiza dois vestibulares ao ano para os cursos presenciais e um para os cursos a distância.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Nenhum evento encontrado

Provas

5628 downloads realizados
5068 downloads realizados
5793 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) atualmente está presente em 41 municípios, com 41 campus, duas unidades e um centro de aprendizagem a distância. Ela possui vestibulares distintos para cursos presenciais e a distância.

Até 2018, a UEG possuía também o Sistema de Avaliação Seriada (SAS), com provas ao final de cada ano do ensino médio, mas ele foi extinto.

Vestibular para cursos presenciais

Vamos dar início falando sobre o vestibular tradicional, que acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres. As inscrições geralmente são iniciadas no mês de março (2º semestre) e outubro (1º semestre). Na última edição, a taxa de inscrição custou R$ 100.

É aberto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição antes das inscrições serem iniciadas. Podem solicitar o benefício estudantes sem condições financeiras, que tenham renda familiar mensal de até 2 salários mínimos ou per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo, além de cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

No CadÚnico, o estudante precisa ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os beneficiados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular e é preciso se inscrever na seletiva.

- Provas

As provas do vestibular são aplicadas nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Crixás, Edéia, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Inhumas, Ipameri, Iporá, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade e Uruaçu.

O vestibular tradicional da UEG é realizado em duas fases: prova objetiva de Conhecimentos Gerais e provas discursivas específicas com Redação. 

A primeira é constituída por questões objetivas sobre Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Biologia, Física, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Matemática, Química e Artes. 

Baixe provas dos vestibulares da UEG

Para o curso de Medicina, os exames são formados por 60 questões objetivas (Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Matemática, Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Filosofia/Sociologia, Biologia e Química) + 4 questões discursivas (Química e Biologia) + redação.

Para os demais cursos, são 52 questões objetivas (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) + redação.

Já a segunda etapa é composta por questões de cada disciplina específica do curso escolhido. Candidatos inscritos no curso de Arquitetura e Urbanismo também são condicionados a uma prova de habilidade específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na última edição do Vestibular, o processo seletivo ofereceu 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Do total de chances, 1.862 destinaram-se ao sistema de cotas. Os cursos são ministrados nas cidades onde são realizadas as provas.

Cotas

O vestibular tradicional da UEG oferece oportunidades por meio de três sistemas de ingresso: o Universal, o de Cotas para Negros e o de Cotas para Escolas Públicas.

A Universidade destina 45% de suas vagas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para alunos que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública, 20% para negros e 5% para alunos indígenas cadastradas pela FUNAI ou portadores de deficiência (física ou mental). 

Caso o candidato se enquadre em mais de um grupo, ele deverá fazer opção única para o grupo no qual deseja concorrer. O interesse deve ser indicado no ato da inscrição. Os selecionados devem, ainda, apresentar-se na cidade de Anápolis, em data e local determinados no edital, para entrevista socioeconômica.  

Treineiros

Os candidatos treineiros, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio devem cumprir as mesmas regras de participação dos demais candidatos, porém, não têm o direito ao ingresso na universidade. 

Vestibular EaD

A UEG deu início a sua experiência em Educação a Distância (EaD) em 2001, com a criação da UEG Virtual. Em 2009, a UEG foi credenciada no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD

As inscrições para esta seletiva são abertas geralmente entre os meses de setembro e outubro. O último certame teve taxa de inscrição no valor de R$ 80 e candidatos sem condições e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção de taxa de inscrição.

No último processo seletivo foram oferecidas 3,5 mil vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Administração, Tecnologia em Gestão Pública e Pedagogia.

Os candidatos passam pelas provas durante uma tarde, das 13h10 às 17h10. Eles deverão responder 40 questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas ministradas no ensino médio, além de produzir uma redação.  

Vestibulares especiais

A UEG já realizou algumas seletivas especiais, como o vestibular de educação superior para refugiados e específicos para determinados campus, como Gestão Pública no campus Jataí, além do vestibular de vagas remanescentes que aproveita o desempenho do candidato que tenham feito provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de determinado ano específico, para o preenchimento de vagas restantes do vestibular tradicional.

SiSU e Enem na UEG

A UEG não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nem ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como possibilidades de ingresso.

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo