Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UEG

Vestibular da UEG

UEG realiza dois vestibulares ao ano para os cursos presenciais e um para os cursos a distância.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Data
Descrição
Evento
25/11/2021
à
30/11/2021
UEG - Universidade Estadual de Goiás
Matrícula da 4ª chamada do Vestibular 2021/2
Matrícula

Provas

163 downloads realizados
248 downloads realizados
2490 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) atualmente está presente em 41 municípios, com 41 campus, duas unidades e um centro de aprendizagem a distância. Ela possui vestibulares distintos para cursos presenciais e a distância.

Até 2018, a UEG possuía também o Sistema de Avaliação Seriada (SAS), com provas ao final de cada ano do ensino médio, mas ele foi extinto.

Vestibular para cursos presenciais

Vamos dar início falando sobre o vestibular tradicional, que acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres. As inscrições geralmente são iniciadas no mês de março (2º semestre) e outubro (1º semestre). Na última edição, a taxa de inscrição custou R$ 100.

É aberto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição antes das inscrições serem iniciadas. Podem solicitar o benefício estudantes sem condições financeiras, que tenham renda familiar mensal de até 2 salários mínimos ou per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo, além de cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

No CadÚnico, o estudante precisa ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os beneficiados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular e é preciso se inscrever na seletiva.

- Provas

As provas do vestibular são aplicadas nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Crixás, Edéia, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Inhumas, Ipameri, Iporá, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade e Uruaçu.

O vestibular tradicional da UEG é realizado em duas fases: prova objetiva de Conhecimentos Gerais e provas discursivas específicas com Redação. 

A primeira é constituída por questões objetivas sobre Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Biologia, Física, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Matemática, Química e Artes. 

Baixe provas dos vestibulares da UEG

Para o curso de Medicina, os exames são formados por 60 questões objetivas (Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Matemática, Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Filosofia/Sociologia, Biologia e Química) + 4 questões discursivas (Química e Biologia) + redação.

Para os demais cursos, são 52 questões objetivas (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia) + redação.

Já a segunda etapa é composta por questões de cada disciplina específica do curso escolhido. Candidatos inscritos no curso de Arquitetura e Urbanismo também são condicionados a uma prova de habilidade específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na última edição do Vestibular, o processo seletivo ofereceu 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Do total de chances, 1.862 destinaram-se ao sistema de cotas. Os cursos são ministrados nas cidades onde são realizadas as provas.

Cotas

O vestibular tradicional da UEG oferece oportunidades por meio de três sistemas de ingresso: o Universal, o de Cotas para Negros e o de Cotas para Escolas Públicas.

A Universidade destina 45% de suas vagas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para alunos que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública, 20% para negros e 5% para alunos indígenas cadastradas pela FUNAI ou portadores de deficiência (física ou mental). 

Caso o candidato se enquadre em mais de um grupo, ele deverá fazer opção única para o grupo no qual deseja concorrer. O interesse deve ser indicado no ato da inscrição. Os selecionados devem, ainda, apresentar-se na cidade de Anápolis, em data e local determinados no edital, para entrevista socioeconômica.  

Treineiros

Os candidatos treineiros, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio devem cumprir as mesmas regras de participação dos demais candidatos, porém, não têm o direito ao ingresso na universidade. 

Vestibular EaD

A UEG deu início a sua experiência em Educação a Distância (EaD) em 2001, com a criação da UEG Virtual. Em 2009, a UEG foi credenciada no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD

As inscrições para esta seletiva são abertas geralmente entre os meses de setembro e outubro. O último certame teve taxa de inscrição no valor de R$ 80 e candidatos sem condições e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção de taxa de inscrição.

No último processo seletivo foram oferecidas 3,5 mil vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Administração, Tecnologia em Gestão Pública e Pedagogia.

Os candidatos passam pelas provas durante uma tarde, das 13h10 às 17h10. Eles deverão responder 40 questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas ministradas no ensino médio, além de produzir uma redação.  

Vestibulares especiais

A UEG já realizou algumas seletivas especiais, como o vestibular de educação superior para refugiados e específicos para determinados campus, como Gestão Pública no campus Jataí, além do vestibular de vagas remanescentes que aproveita o desempenho do candidato que tenham feito provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de determinado ano específico, para o preenchimento de vagas restantes do vestibular tradicional.

SiSU e Enem na UEG

A UEG não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nem ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como possibilidades de ingresso.

Veja também

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.

Udesc recebe inscrições do Vestibular de Verão 2022
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.

Gabaritos do Vestibular 2022 da FGV estão disponíveis
Aqueles que queiram interpor recursos deverão apresentá-los até às 18h de hoje, dia 24, por meio do formulário de contestação.