UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UEL

Vestibular da UEL

A UEL oferece suas vagas por meio do seu vestibular tradicional, mas há também o ingresso via Enem, através do SiSU.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Data
Descrição
Evento
01/07/2025
à
14/08/2025
UEL - Universidade Estadual de Londrina

Inscrições do Vestibular 2026

Inscrição
14/09/2025
UEL - Universidade Estadual de Londrina

Provas de Habilidades Específicas (PHE) do Vestibular 2026

Provas
26/10/2025
à
27/10/2025
UEL - Universidade Estadual de Londrina

Provas do Vestibular 2026

Provas
Veja mais Datas

Provas

1074 downloads realizados
4999 downloads realizados
6659 downloads realizados

Vestibular

O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é aplicado uma vez ao ano, nas cidades de Londrina, Cascavel e Curitiba. Quase 2.600 vagas são oferecidas no processo seletivo.

As inscrições para o Vestibular da UEL são realizadas em agosto e setembro, pelo site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos). A taxa fica em torno de R$ 150, mas há possibilidade de solicitar isenção antes do início das inscrições.

Os pedidos de isenção podem ser feitos por candidatos que possuam Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e através de análise socioeconômica. Neste último, podem concorrer estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental e Ensino Médio completo somente na rede pública de ensino. 

Os servidores da UEL e seus dependentes também contam com direito à isenção ou desconto na taxa. Para estes, a modalidade de isenção é chamada Análise Socioeconômica do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC). 

Provas

As provas são aplicadas em duas etapas presenciais, sendo a primeira constituída por 60 questões de conhecimentos gerais acerca dos conteúdos de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. A primeira fase é realizada geralmente entre os meses de outubro e novembro.

Os aprovados nesta etapa passam pelas provas da 2ª fase, aplicadas durante dois dias, geralmente no mês de dezembro, e formadas por 20 perguntas de Língua Portuguesa e Literatura e 10 questões de Língua Estrangeira, além da confecção de uma redação.

Na segunda fase os candidatos também respondem 12 questões discursivas de três disciplinas específicas ao curso escolhido, e os concorrentes aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Moda e Música, fazem, ainda, prova de habilidade específica, chamada também de PHE.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baixe aqui as provas da UEL!

Enem e SiSU

Atualmente, os candidatos podem utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na UEL através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cada curso oferta porcentagem específica, que varia de 10% a 50%, no número de vagas para ingresso por este Sistema.  

As vagas remanescentes do vestibular tradicional também podem ser oferecidas para participantes do Enem, em vestibulares específicos realizados pela UEL.

A Universidade reserva para o SiSU 17,5% das oportunidades ofertadas. Para concorrer as vagas da UEL pelo SiSU, o candidato precisa ter obtido resultado igual ou superior a 500 pontos na média das notas das quatro provas objetivas da última edição do Enem, além de não ter tirado zero em nenhuma delas. E, claro, se inscrever no Sistema durante o prazo de inscrições.

Cotas

A UEL implantou uma nova metodologia para seu Sistema de Cotas em 2011, que até então dependia do número de candidatos inscritos pelo sistema. Atualmente, 45% do total das vagas de cada curso são reservadas para cotistas. 

Entre as vagas reservadas para os cotistas:

- 20% são destinadas a candidatos que estudaram integralmente as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas;

- 20% para candidatos autodeclarados negros que também estudaram em instituições públicas;
- 5% para candidatos autodeclarados negros independente do percurso de formação.

Veja também

Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024
Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.