A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, já está recebendo oa pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2023. O prazo segue até 30 de junho, às 17h.
Peça isenção Vestibular 2023 UEL
As solicitações podem ser feitas agora por candidatos que têm Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O resultado das solicitações está previsto para o dia 04 de julho, com prazo para recursos até o dia 06 seguinte.
O resultado final é esperado para o dia 08 de julho. Após o resultado final, será obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2023.
Isenção SEBEC
A partir do dia 11 de julho, a UEL abrirá o prazo para solicitações de isenção e redução por meio do processo de Análise Socioeconômica do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC). Os interessados devem apresentar documentação comprobatória lista neste Edital.
Para estes, o resultado final será publicado em 22 de agosto.
UEL 2023
O processo seletivo da UEL contará com duas etapas. A primeira fase aconterá no dia 05 de março de 2023 e será composta por 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).
Já a segunda etapa terá três dias com a seguinte organização:
- 02 de abril: questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.
- 03 de abril: prova discursiva de Conhecimentos Específicos
- 04 de abril: prova de Habilidades Específicas aos candidatos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.
Os interessados em cursar Música devem passar por teste de habilidades específicas no dia 04 de dezembro deste ano. O resultado final será informado no dia 02 de maio de 2023.
Obras Literárias
A Universidade já divulgou a relação das obras literárias referentes aos Vestibulares 2023 e 2024. A lista apresenta oito novos autores, incluindo o paranaense Miguel Sanches Neto, que é professor universitário e atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Confira as obras:
- Contos novos – Mário de Andrade (domínio público)
- Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática)
- Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM)
- O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras)
- O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público)
- Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras)
- Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia)
- Melhores poemas – Fernando Pessoa (Global)
- Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record)
- Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público)
Da lista anterior, apenas dois escritores foram mantidos, o gaúcho Moacyr Scliar e um dos fundadores do modernismo Mário de Andrade.
Entre as obras está a autobiografia da autora Carolina Maria de Jesus "Quarto de despejo", que narra as vivências da moradora de favela, mãe e cortadora de papel.
Para mais informações, acesse este site.