Vestibular
Para ingressar na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) os interessados podem participar de três opções de processos seletivos: Processe Seletivo Continuo (PSC), Processo Seletivo Interior (PSI) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A UFAM oferece cerca de 5,5 mil vagas por ano em 124 opções de curso/turno em Manaus e interior do Estado. Metade das vagas é reserva para o SiSU do primeiro semestre e a outra metade é distribuída entre o PSC e o PSI.
Diferença entre PSC, PSI e SiSU
O Processo Seletivo Contínuo (PSC) é forma de ingresso na UFAM com a seleção feita em forma de avaliação seriada aos estudantes das três séries do Ensino Médio. Os pontos são cumulativos e as inscrições devem ser renovadas anualmente. Nesta seleção são preenchidas as vagas oferecidas em Manaus.
O Processo Seletivo Interior (PSI) acontece na forma de um vestibular tradicional, mas com a finalidade de preenchimento de vagas para as unidades da UFAM localizadas nos municípios do interior do Amazonas (Itacoatiara, Parintins, Coari, Benjamin Constant e Humaitá).
No caso do SiSU, a seleção obedece o edital próprio do sistema definido pelo Ministério da Educação (MEC), que classifica os candidatos pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há vagas para Manaus e interior.
Inscrições
Quem deseja se inscrever nas seletivas da UFAM deve ficar atento ao período de inscrição da instituição, que realiza cada uma das modalidades uma vez ao ano. No PSC, o período de inscrição costuma ser de agosto a setembro e, no PSI, de maio a julho. Nas duas seletivas as inscrições são feitas no site da Comvest (Comissão Permanente de Concursos).
Taxa e Isenção
Há a cobrança de uma taxa aproximada de R$ 65 para a seletiva do interior e de R$ 95 para o PSC, mas quem estuda na rede pública não paga a inscrição.
No caso do PSI e da 3ª etapa do PSC, também ganham isenção os candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita) e que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular.
Provas
PSC
As provas do PSC costumam ser aplicadas em um domingo, no mês de dezembro, para as três etapas. A avaliação ocorre no período da manhã, os candidatos da 1ª e 2ª etapa têm 4 horas para terminar a prova, enquanto os candidatos da 3ª etapa têm 5 horas.
As provas começam às 8h10 para todos os grupos e são encerradas às 12h10 e às 13h10 respectivamente. Entenda como são as provas para cada etapa:
- 1ª e 2 ª etapa: São aplicadas 54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Literatura.
- 3ª etapa: São aplicadas 54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Matemática e uma redação.
Locais de prova: As provas são aplicadas em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.
PSI
As provas do PSI são realizadas em dois dias, no mês de junho. A avaliação costuma ser realizada no domingo e na segunda-feira e os candidatos têm 5 horas no primeiro dia, entre 8h15 à 13h15. No segundo dia, as provas são aplicadas em 4 horas, encerrando o horário às 12h15.
Entenda como a avaliação é dividida:
- Primeiro dia: São 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira, 5 de Língua Estrangeira, 15 de Matemática e 15 de História e uma prova de redação.
- Segundo dia: São 60 questões objetivas, sendo 15 de Geografia, 15 de Biologia, 15 de Física e 15 de Química.
Locais de prova: As provas são aplicadas em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
Mais: Veja as provas da UFAM
Cotas na UFAM
As três formas de ingresso da UFAM (SiSU, PSC e PSI) atendem à Lei de Cotas. Das vagas oferecidas nas seletivas, 50% são destinadas aos candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas.
As vagas dos cotistas são divididas igualmente entre quem tem renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa e acima disso. Dentro de cada divisão, há vagas reservadas para candidatos autodeclarados preto, pardo ou indígena e pessoas com deficiência.