Vestibular
Os estudantes que desejam cursar uma graduação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, têm duas opções de ingresso. Fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou realizar o vestibular da instituição.
O vestibular da UFGD é aplicado uma vez ano com vagas para cursos presenciais e de educação a distância (EaD).
Vestibular
A oferta da UFGD para o vestibular fica entre 900 e mil vagas oferecidas no primeiro semestre do ano. No caso dos cursos de Matemática e Medicina a oferta do vestibular é para os dois semestres do ano.
A distribuição das vagas respeita a Lei de Cotas. Com isso, metade das oportunidades em é reservada para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, com percentual específico para os candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.
Inscrições e Taxa
O período de inscrição para o vestibular costuma ser realizado entre agosto e outubro. Os interessados devem se inscrever por meio da página do Centro de Seleção da UFGD.
A taxa é de R$ 100. Para quem não pode arcar com o valor é possível solicitar a isenção. O período dos pedidos se encerra antes do fim das inscrições e o benefício é concedido para candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que tenha cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Provas
As provas são aplicadas em novembro, durante um domingo, em dois períodos. Na parte da manhã a aplicação é das 8h às 10h30 e no período da tarde, das 14h às 18h. Elas são realizadas nas cidades Dourados e Campo Grande.
Durante a manhã, os candidatos devem produzir uma redação. Na parte da tarde é aplicada a prova objetiva, com 60 questões sobre Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Matemática.
No caso dos candidatos ao curso de Letras‐Libras também são aplicadas cinco questões extras sobre Informática.
Enem e SiSU
Como a UFGD também participa do SISU nos dois semestres, as vagas do primeiro semestre da universidade são divididas em 50% para o vestibular e a outra metade no SiSU. Já no SiSU do segundo semestre a UFGD só oferta vagas para os cursos de Matemática e Medicina.
Outros vestibulares
Para os cursos de Letras-Libras (EaD), Licenciatura Indígena e Educação do Campo não há oferta de vagas no vestibular e no SiSU. A UFGD realiza um processo seletivo exclusivo para cada um deles. Saiba mais!