A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, em Campo Grande. Em 1967, o Governo do Estado deu início à ampliação da Rede de Ensino Superior da região e, em 1979, com a divisão do estado de Mato Grosso, foi instituída a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Entretanto, a UFGD só foi criada efetivamente em julho de 2005, por meio do Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, e sob a tutoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). Assim, começaram a ser feitos investimentos públicos em infraestrutura física e de pessoal e na criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação
Tópicos deste artigo
CAMPUS
• Campus de Dourados
Unidade I: Rua João Rosa Goes, nº 1.761, Vila Progresso, Dourados – MS
Unidade II: Rodovia Dourados, Km 12, Cidade Universitária, Itahum, Dourados – MS
vestibular@ufgd.edu.br (67) 3410-2002
Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistema de Informação e Zootecnia.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
O Vestibular Tradicional da UFGD ´é realizado somente uma vez por ano, no mês de novembro. Na parte da manhã, os candidatos têm duas horas e trinta minutos para elaborar a Redação. Já na parte da tarde eles são condicionados a questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Geralmente, as provas são aplicadas em 13 municípios do Mato Grosso do Sul.
Saiba mais sobre o vestibular da UFGD
• Sistema de Cotas
A UFGD obedece à Lei de Cotas, o que significa que as vagas para cotistas são reservadas para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas, há vagas para estudantes de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
• SiSU
Metade das vagas para ingresso por ano dos cursos da UFGD são oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
• Ensino a Distância
A UFGD aderiu, em 2009, ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, desde então, tem oferecido cursos de graduação. O ingresso aos cursos é feito por meio de vestibular específico.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular