Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Mato Grosso do Sul
  4. Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD

Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD

UFGD oferece quase 30 opções de cursos de Graduação na Grande Dourados. Vestibular é aplicado em duas etapas.

Publicado por Wanja Borges
UFGD possui estrutura unicampi, constituída em quatro unidades
UFGD possui estrutura unicampi, constituída em quatro unidades

Classificada pelo Ministério da Educação, por quatro anos consecutivos, como a melhor universidade de Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, em Campo Grande. Em 1967, o Governo do Estado deu início à ampliação da Rede de Ensino Superior da região e, em 1979, com a divisão do estado de Mato Grosso, foi instituída a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Entretanto, a UFGD só foi criada efetivamente em julho de 2005, através da Lei nº 11.153. Nesses oito anos de funcionamento, a instituição já conta com cerca de 500 servidores e 6 mil alunos matriculados, além de se destacar pelo alto nível de qualidade. Instituição Pública Federal localizada em Dourados, a Universidade possui estrutura unicampi, constituída em quatro unidades. No Índice Geral de Cursos (IGC) dos quatro últimos anos, ela também foi reconhecida como a terceira melhor faculdade de região Centro-Oeste. 

CAMPUS
•    Campus de Dourados
Unidade I: Rua João Rosa Goes, nº 1.761, Vila Progresso, Dourados – MS
Unidade II: Rodovia Dourados, Km 12, Cidade Universitária, Itahum, Dourados – MS
vestibular@ufgd.edu.br
(67) 3410-2002 

Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistema de Informação e Zootecnia.  

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional
O Vestibular Tradicional da UFGD é aplicado em duas etapas, agendadas sempre para o mesmo dia. Na parte da manhã, os candidatos têm duas horas e trinta minutos para elaborar a Redação. Já na parte da tarde, eles são condicionados a questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Geralmente, as provas são aplicadas em 13 municípios do Mato Grosso do Sul. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Sistema de Cotas 
A UFGD reserva 25% das vagas oferecidas em cada curso para candidatos que cursaram, com aprovação, todos os anos do Ensino Médio no Sistema de Ensino Público. Metade delas é destinada para candidatos autodeclarados indígenas, pardos e pretos, e a outra metade, para estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.  

•    SiSU
Das quatro instituições públicas de ensino superior do estado, apenas a UFGD não utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) como forma de seleção. 

•    Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UFGD apenas para vagas remanescentes. Para concorrer a uma das vagas, o vestibulando precisa ter participado da última edição do Exame. Os candidatos são classificados por ordem decrescente de pontuação final até o número de vagas ofertadas. Normalmente, esse processo seletivo é aberto após a divulgação da terceira chamada do Vestibular Tradicional da instituição. 

•    Ensino a Distância 
A UFGD aderiu, em 2009, ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, desde então, tem oferecido cursos de capacitação, graduação e pós-graduação no formato semipresencial. Atualmente, a instituição oferece apenas os cursos de Licenciatura em Informática e Licenciatura em Pedagogia na modalidade de ensino a distância. A equipe da EAD da Universidade é constituída por 02 docentes e 05 técnicos concursados. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.