Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFRGS

Vestibular da UFRGS

UFRGS destina 70% das suas vagas para o vestibular e 30% para o SiSU, que utiliza as notas do Enem.

Publicado por Lorraine Vilela Campos

Agenda

Data
Descrição
Evento
28/11/2020
à
06/12/2020
Provas

Provas

173 downloads realizados

Vestibular

O Vestibular é a principal forma de ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O processo seletivo realizado anualmente é responsável pelo preenchimento de 70% das vagas da instituição, enquanto o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) garante a entrada dos 30% restantes. 

Com uma oferta de quase 4 mil vagas gratuitas em cursos superiores gratuitos, o Vestibular da UFRGS atrai mais de 25 mil candidatos anualmente, o que torna a seleção bastante concorrida. Se o seu objetivo é entrar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, veja como é o processo seletivo e tire suas dúvidas!

Inscrições

As inscrições do Vestibular da UFRGS são realizadas nos meses de agosto e setembro, pela internet no site da Coperse (Comissão Permanente de Seleção). A taxa no último vestibular foi de R$ 145.

O formulário de inscrição pede dados pessoais e de escolaridade, além da escolha de curso, sistema de ingresso (ampla concorrência ou cotas), cidade de provas e opção de língua estrangeira. 

Os candidatos de Música são os únicos que podem escolher uma segunda opção de curso como alternativa para o caso de não serem aprovados nas provas de habilidades específicas. A escolha só é possível durante a inscrição do Vestibular da UFRGS.  

Isenção

Estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição durante o período anunciado pela UFRGS, geralmente no mês de julho. Não é possível solicitar a gratuidade do valor durante a inscrição na seleção.

A isenção é destinada aos estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.  

Cotas

A UFRGS reserva o mínimo de 50% de suas vagas para o sistema de Cotas. As oportunidades são destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Entenda a Lei de Cotas

Dentro das vagas destinadas aos cotistas existem as oportunidades para baixa renda, pessoa com deficiência e etnia (pretos, pardos e indígenas). Confira as modalidades de cotas:

L1 - Estudante de escola pública com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa;
L2 - Aluno de escola pública com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa e que seja autodeclarado preto, pardo ou indígena;
L3 - Estudante de escola pública (independente de renda ou etnia);
L4 - Aluno de escola pública autodeclarado preto, pardo ou indígena (independente de renda);
L9 - Estudante de escola pública com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa e que seja pessoa com deficiência;
L10 - Aluno de escola pública com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa, que seja autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
L13 - Estudante de escola pública que seja pessoa com deficiência (independente de renda)
L14 - Aluno de escola pública que seja autodeclarado preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência (independente de renda).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Todos os cursos participam das provas gerais em dois finais de semana seguidos, geralmente no fim de novembro e início de dezembro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. O Vestibular começa às 15h e tem duração de 4h30 diárias. O gabarito de cada dia é divulgado na manhã seguinte. 

Veja abaixo a divisão das provas:

  • 1º dia: Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano)
  • 2º dia: Língua Portuguesa e Redação
  • 3º dia: Biologia, Química e Geografia
  • 4º dia: História e Matemática

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas são exclusivas aos candidatos do curso de Música. A etapa é realizada antes das provas gerais e os testes são aplicados somente em Porto Alegre. 

Os aprovados continuam na disputa pelas vagas do curso de Música, já os reprovados podem seguir no Vestibular com a segunda opção de curso. 

Resultado

A UFRGS divulga o resultado do Vestibular no mês de dezembro. Os convocados devem se matricular dentro do prazo estabelecido pela universidade, independente de ingresso no primeiro ou segundo semestre letivo. 

Os candidatos que não são convocados na primeira chamada podem ser aprovados nos chamamentos divulgados nos meses seguintes, conforme a disponibilidade de vagas a serem preenchidas. 

SiSU na UFRGS

A UFRGS utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso dos 30% de vagas não oferecidos pelo Vestibular. As oportunidades também se dividem em ampla concorrência e cotas, sendo as inscrições gratuitas e realizadas no mês de janeiro. 

A seleção dos inscritos no SiSU é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Diferente do Vestibular, o SiSU permite aos candidatos a escolha de até duas opções de curso. 

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.