Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFRR

Vestibular da UFRR

Interessados em ingressar na instituição podem participar de duas seletivas. Provas são aplicadas uma vez por ano.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Nenhum evento encontrado

Provas

214 downloads realizados
1142 downloads realizados
1528 downloads realizados

Vestibular

Fundada em 1989, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada em Roraima. A instituição oferece vagas para 38 cursos superiores em bacharelados, licenciaturas e tecnológico.

A UFRR possui três formas de ingresso: Processo Seletivo Seriado (PSS); Prova Integral (PI) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cada um deles acontece uma vez ao ano.

Inscrições

Quem deseja participar do PSS e da Prova Integral deve fazer a inscrição no período de agosto a setembro. A instituição mantém o mesmo cronograma de inscrição para as duas seletivas e o cadastro é feito no site da CPV (Comissão Permanente de Vestibular).

Para se inscrever nas seletivas da UFRR o candidato deve pagar uma taxa de R$ 70 a R$ 80. O valor varia de acordo com a seletiva escolhida e, no caso da seleção seriada, varia de acordo com a etapa que o candidato está.

Se o candidato não tiver condição de pagar a taxa ele pode solicitar a isenção. O período geralmente termina antes do fim das inscrições e o benefício é concedido aos candidatos que se encaixam em dois critérios. 

  • Critério 1 – Lei 12.799/2013: Candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.
  • Critério 2 – CadÚnico: Candidatos inscritos no CadÚnico e que possuam renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos.

PSS

O Processo Seletivo Seriado é composto por três etapas: 1ª Etapa (E1); 2ª Etapa (E2); 3ª Etapa (E3). A seletiva é voltada para os estudantes do Ensino Médio e cada uma das etapas corresponde aos conteúdos aprendidos do 1º ao 3º ano. A pontuação dos três anos é cumulativa para o estudante ingressar na universidade.

O candidato inscrito no PSS, quando na terceira e última etapa do processo, concorre tanto na modalidade PI, quanto no PSS. No final prevalece a maior nota.

PI

A Prova Integral corresponde à avaliação tradicional do vestibular, destinada a todos que desejam entrar na UFRR. Os candidatos inscritos na PI devem estudar os mesmos conteúdos dos candidatos do PSS - E3, que são referentes a todas as etapas do PSS (E1, E2 e E3). No caso, a prova é composta de conteúdos da base curricular dos três anos do Ensino Médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A UFRR aplica as provas das duas seletivas na mesma data, em novembro, somente em Boa Vista/RR. A seleção é realizada em um domingo e os inscritos nas duas primeiras etapas do PSS (E1 e E2) têm 3 horas para responder as questões, enquanto os candidatos da PI e PSS (E3) têm 5 horas. A aplicação começa às 8h para todos os candidatos e finaliza às 11h para o primeiro grupo e às 13h para o segundo.

Veja como são as provas:

  • PSS 1 e PSS 2

Prova objetiva contendo 3 questões de cada disciplina (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química).

  • PSS 3 e PI

Prova objetiva com 9 questões de cada disciplina (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química) e uma redação.

Baixe as provas da UFRR

Habilidades Específicas

Os candidatos que desejam ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo devem realizar o Teste de Habilidades Específicas (THE). A prova é aplicada somente em Boa Vista/RR, no domingo seguinte ao das provas tradicionais. A avaliação é feita das 8h às 11h.

Todos os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo devem fazer as provas tradicionais do vestibular e o THE. No entanto, o THE só passa pela etapa de correção se os candidatos forem classificados na prova objetiva de primeira fase.

Vagas e cotas

A UFRR oferece cerca de 1.600 vagas por ano, metade para seus processos seletivos e metade para o SiSU, que classifica os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas os cursos que exigem habilidade específica não oferecem vagas no SiSU.

O vestibular da UFRR oferece cerca de 800 vagas por ano, para ingresso no primeiro e segundo semestre. As vagas podem ser disputadas pelos candidatos da Prova Integral e do PSS (E3).

Entre as vagas da UFRR, 50% são reservadas para os candidatos que atendem à Lei de Cotas. Dentre do percentual, há divisão para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, a universidade também oferece 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa