Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFRR

Vestibular da UFRR

Interessados em ingressar na instituição podem participar de duas seletivas. Provas são aplicadas uma vez por ano.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Nenhum evento encontrado

Provas

227 downloads realizados
273 downloads realizados
1151 downloads realizados

Vestibular

Fundada em 1989, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada em Roraima. A instituição oferece vagas para 38 cursos superiores em bacharelados, licenciaturas e tecnológico.

A UFRR possui três formas de ingresso: Processo Seletivo Seriado (PSS); Prova Integral (PI) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Cada um deles acontece uma vez ao ano.

Inscrições

Quem deseja participar do PSS e da Prova Integral deve fazer a inscrição no período de agosto a setembro. A instituição mantém o mesmo cronograma de inscrição para as duas seletivas e o cadastro é feito no site da CPV (Comissão Permanente de Vestibular).

Para se inscrever nas seletivas da UFRR o candidato deve pagar uma taxa de R$ 70 a R$ 80. O valor varia de acordo com a seletiva escolhida e, no caso da seleção seriada, varia de acordo com a etapa que o candidato está.

Se o candidato não tiver condição de pagar a taxa ele pode solicitar a isenção. O período geralmente termina antes do fim das inscrições e o benefício é concedido aos candidatos que se encaixam em dois critérios. 

  • Critério 1 – Lei 12.799/2013: Candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.
  • Critério 2 – CadÚnico: Candidatos inscritos no CadÚnico e que possuam renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos.

PSS

O Processo Seletivo Seriado é composto por três etapas: 1ª Etapa (E1); 2ª Etapa (E2); 3ª Etapa (E3). A seletiva é voltada para os estudantes do Ensino Médio e cada uma das etapas corresponde aos conteúdos aprendidos do 1º ao 3º ano. A pontuação dos três anos é cumulativa para o estudante ingressar na universidade.

O candidato inscrito no PSS, quando na terceira e última etapa do processo, concorre tanto na modalidade PI, quanto no PSS. No final prevalece a maior nota.

PI

A Prova Integral corresponde à avaliação tradicional do vestibular, destinada a todos que desejam entrar na UFRR. Os candidatos inscritos na PI devem estudar os mesmos conteúdos dos candidatos do PSS - E3, que são referentes a todas as etapas do PSS (E1, E2 e E3). No caso, a prova é composta de conteúdos da base curricular dos três anos do Ensino Médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A UFRR aplica as provas das duas seletivas na mesma data, em novembro, somente em Boa Vista/RR. A seleção é realizada em um domingo e os inscritos nas duas primeiras etapas do PSS (E1 e E2) têm 3 horas para responder as questões, enquanto os candidatos da PI e PSS (E3) têm 5 horas. A aplicação começa às 8h para todos os candidatos e finaliza às 11h para o primeiro grupo e às 13h para o segundo.

Veja como são as provas:

  • PSS 1 e PSS 2

Prova objetiva contendo 3 questões de cada disciplina (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química).

  • PSS 3 e PI

Prova objetiva com 9 questões de cada disciplina (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química) e uma redação.

Baixe as provas da UFRR

Habilidades Específicas

Os candidatos que desejam ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo devem realizar o Teste de Habilidades Específicas (THE). A prova é aplicada somente em Boa Vista/RR, no domingo seguinte ao das provas tradicionais. A avaliação é feita das 8h às 11h.

Todos os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo devem fazer as provas tradicionais do vestibular e o THE. No entanto, o THE só passa pela etapa de correção se os candidatos forem classificados na prova objetiva de primeira fase.

Vagas e cotas

A UFRR oferece cerca de 1.600 vagas por ano, metade para seus processos seletivos e metade para o SiSU, que classifica os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas os cursos que exigem habilidade específica não oferecem vagas no SiSU.

O vestibular da UFRR oferece cerca de 800 vagas por ano, para ingresso no primeiro e segundo semestre. As vagas podem ser disputadas pelos candidatos da Prova Integral e do PSS (E3).

Entre as vagas da UFRR, 50% são reservadas para os candidatos que atendem à Lei de Cotas. Dentre do percentual, há divisão para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, a universidade também oferece 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Veja também

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.

UFVJM (MG) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Sasi 2022
Instituição oferece isenção integral ou parcial. Solicitação pode ser feita até 7 de junho.

Unicamp 2023: pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular estão abertos
Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho, exclusivamente pela internet.

IFSuldeMinas encerra hoje (16) as inscrições para o Vestibular 2022/2
Candidatos concorrem a 72 vagas para os cursos de graduação e 580 vagas para os cursos técnicos.