Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFSC

Vestibular da UFSC

Universidade realiza processo seletivo em fase única com três dias de provas. Seleção acontece duas vezes por ano.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
14/05/2021
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Resultado do vestibular 2021
Aprovados
20/05/2021
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resultado da seleção suplementar para negros 2021

Aprovados

Provas

531 downloads realizados
534 downloads realizados
1184 downloads realizados

Vestibular

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é realizado duas vezes ao ano e sempre conta com uma grande concorrência, tendo milhares de inscritos em suas seletivas.

No primeiro semestre do ano, a UFSC realiza o Vestibular Unificado em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). No segundo, o vestibular oferece vagas apenas para os cursos da UFSC.

Com sede em Florianópolis, a universidade foi fundada em 1960. A instituição pública possui cinco campi, sendo eles em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. São oferecidos 107 cursos de graduação presenciais e 13 de educação a distância (EaD).

Inscrição

Os interessados em participar do vestibular da UFSC devem se inscrever pela internet, no site da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular da UFSC), durante um dos períodos definidos pelo edital. As inscrições costumam ser de setembro a outubro, para ingresso no primeiro semestre, e de abril a maio, para o segundo.

A universidade cobra uma taxa com valor aproximado de R$ 135 a R$ 144, mas oferece a isenção aos candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que tenham estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsas integrais e colégios particulares.

Os pedidos de isenção devem ser solicitados antes do fim das inscrições e o resultado também é informado antes do término do prazo.

Provas

O Vestibular Unificado e o Vestibular Tradicional seguem o mesmo formato e são aplicados em uma única fase com três dias de provas, no sábado, domingo e segunda-feira, geralmente no início de dezembro (Unificado) e junho (meio de ano). 

Os concorrentes têm 4 horas, das 14h às 18h, para responder as questões de cada um dos dias de avaliação. As provas do vestibular são divididas da seguinte forma:

  • 1º dia: Língua Portuguesa e Literatura (12 questões objetivas); Segunda Língua (8 questões de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano); Matemática (10 questões); Biologia (10 questões).
  • 2º dia: Ciências Humanas e Sociais (20 questões objetivas sobre História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Interdisciplinares); Física (10 questões); Química (10 questões).
  • 3º dia: Redação e quatro questões discursivas específicas para o curso escolhido.

Na seletiva a UFSC também divulga com antecedência a lista de obras literárias que serão exigidas para seus vestibulares.

Baixe as provas da UFSC

Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Artes Cênicas têm que participar do Teste de Habilidades Específicas (THE) como etapa do vestibular da UFSC. Nesse caso, a UFSC divulga um edital específico.

Locais das Provas

As provas costumam ser realizadas somente em Santa Catarina. Entre os municípios de aplicação estão Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferença: Vestibular Unificado x Vestibular Tradicional

A primeira edição do Vestibular Unificado foi realizada como teste no final do 2019 para oferecer vagas na UFSC e UFFS no primeiro semestre de 2020.

O Vestibular Unificado segue os moldes do tradicional vestibular da UFSC, mudando apenas a ampliação de locais que recebem as provas, já que Paraná e Rio Grande do Sul também têm unidades da UFFS.

Outra diferença é que a oferta de vagas do Vestibular Unificado é maior para a UFSC, com cerca de 4 mil vagas. Já a UFFS oferece aproximadamente 600 vagas na seletiva.

O Vestibular Tradicional da UFSC, realizado no meio do ano, também oferece um menor número de vagas. São de 500 a 600 vagas para o segundo semestre na universidade.

Vagas e Cotas

Das vagas da UFSC, 70% são preenchidas pelos estudantes que fazem o vestibular. Já os 30% restantes são reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as vagas oferecidas para os vestibulares, a UFSC reserva 50% em conformidade com a Lei de Cotas. Estas vagas são destinadas aos candidatos de escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Veja as categorias:

  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes.

Após a classificação na seletivas, os candidatos optantes pelas Ações Afirmativas também precisam passar pela Comissão de Validação da Autodeclaração.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.