Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFSC

Vestibular da UFSC

Universidade realiza processo seletivo em fase única com três dias de provas. Seleção acontece duas vezes por ano.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
18/04/2024
à
14/05/2024
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Período de inscrições dos Vestibulares da UFSC (UFSC 2024/2, UFSC Refugiados 2024, UFSC EaD 2024)
Inscrição
23/06/2024
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Provas dos Vestibulares da UFSC (UFSC 2024/2, UFSC Refugiados 2024, UFSC EaD 2024)
Provas

Vestibular

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é realizado duas vezes ao ano e sempre conta com uma grande concorrência, tendo milhares de inscritos em suas seletivas.

No primeiro semestre do ano, a UFSC realiza o Vestibular Unificado em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). No segundo, o vestibular oferece vagas apenas para os cursos da UFSC.

Com sede em Florianópolis, a universidade foi fundada em 1960. A instituição pública possui cinco campi, sendo eles em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. São oferecidos 107 cursos de graduação presenciais e 13 de educação a distância (EaD).

Inscrição

Os interessados em participar do vestibular da UFSC devem se inscrever pela internet, no site da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular da UFSC), durante um dos períodos definidos pelo edital. As inscrições costumam ser de setembro a outubro, para ingresso no primeiro semestre, e de abril a maio, para o segundo.

A universidade cobra uma taxa com valor aproximado de R$ 135 a R$ 144, mas oferece a isenção aos candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que tenham estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsas integrais e colégios particulares.

Os pedidos de isenção devem ser solicitados antes do fim das inscrições e o resultado também é informado antes do término do prazo.

Provas

O Vestibular Unificado e o Vestibular Tradicional seguem o mesmo formato e são aplicados em uma única fase com três dias de provas, no sábado, domingo e segunda-feira, geralmente no início de dezembro (Unificado) e junho (meio de ano). 

Os concorrentes têm 4 horas, das 14h às 18h, para responder as questões de cada um dos dias de avaliação. As provas do vestibular são divididas da seguinte forma:

  • 1º dia: Língua Portuguesa e Literatura (12 questões objetivas); Segunda Língua (8 questões de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano); Matemática (10 questões); Biologia (10 questões).
  • 2º dia: Ciências Humanas e Sociais (20 questões objetivas sobre História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Interdisciplinares); Física (10 questões); Química (10 questões).
  • 3º dia: Redação e quatro questões discursivas específicas para o curso escolhido.

Na seletiva a UFSC também divulga com antecedência a lista de obras literárias que serão exigidas para seus vestibulares.

Baixe as provas da UFSC

Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Artes Cênicas têm que participar do Teste de Habilidades Específicas (THE) como etapa do vestibular da UFSC. Nesse caso, a UFSC divulga um edital específico.

Locais das Provas

As provas costumam ser realizadas somente em Santa Catarina. Entre os municípios de aplicação estão Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferença: Vestibular Unificado x Vestibular Tradicional

A primeira edição do Vestibular Unificado foi realizada como teste no final do 2019 para oferecer vagas na UFSC e UFFS no primeiro semestre de 2020.

O Vestibular Unificado segue os moldes do tradicional vestibular da UFSC, mudando apenas a ampliação de locais que recebem as provas, já que Paraná e Rio Grande do Sul também têm unidades da UFFS.

Outra diferença é que a oferta de vagas do Vestibular Unificado é maior para a UFSC, com cerca de 4 mil vagas. Já a UFFS oferece aproximadamente 600 vagas na seletiva.

O Vestibular Tradicional da UFSC, realizado no meio do ano, também oferece um menor número de vagas. São de 500 a 600 vagas para o segundo semestre na universidade.

Vagas e Cotas

Das vagas da UFSC, 70% são preenchidas pelos estudantes que fazem o vestibular. Já os 30% restantes são reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as vagas oferecidas para os vestibulares, a UFSC reserva 50% em conformidade com a Lei de Cotas. Estas vagas são destinadas aos candidatos de escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Veja as categorias:

  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudantes de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Deficientes;
  • Estudante de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a um salário mínimo e meio per capita, OUTROS (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) - Não Deficientes.

Após a classificação na seletivas, os candidatos optantes pelas Ações Afirmativas também precisam passar pela Comissão de Validação da Autodeclaração.

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa