Vestibular
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, possui duas formas de ingresso: o Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição também realiza processo seletivo para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Os processos seletivos da UFU oferecem vagas para os cursos localizados em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
Vestibular tradicional da UFU
O vestibular da UFU é realizado no primeiro semestre – para ingresso no segundo - e tem duas etapas. A primeira ocorre em um sábado e domingo de abril. Veja como é formada a 1ª fase do vestibular da UFU:
-
Sábado: questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura e Sociologia
-
Domingo: questões objetivas de Filosofia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Matemática e Química
As provas da primeira fase são realizadas no período da tarde, nas cidades de Goiânia (GO), Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG).
O resultado dessa fase sai em maio. Os convocados para a segunda etapa fazem provas em junho, também à tarde, somente nestas cidades mineiras: Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
Provas 2ª fase vestibular UFU:
- Sábado: uma redação e questões discursivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês)
- Domingo: questões discursivas de Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia
O resultado do vestibular da UFU é divulgado em julho. A seleção oferta mais de 1,6 mil vagas.
Como se inscrever no vestibular da UFU?
Os interessados em fazer o vestibular da UFU precisam se inscrever neste site, nos meses de fevereiro e março. É necessário pagar taxa de inscrição (verificar o valor no edital da edição vigente).
Como solicitar isenção de taxa do vestibular da UFU?
Podem pedir isenção de taxa do vestibular da UFU os estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os interessados precisam informar o Número de Inscrição Social (NIS).
- Estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que fizeram o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em colégio particular. Nesse caso, é necessário apresentar documentação comprobatória.
SiSU na UFU
A UFU participa do SiSU no primeiro semestre. Os candidatos são selecionados por meio das notas do Enem. Os pesos e as notas mínimas do exame educacional variam conforme o curso de escolha.
Vestibular EaD
As inscrições para o vestibular dos cursos EaD da UFU podem ser feitas nos meses de agosto e setembro. A taxa também custa R$ 117.
As provas variam conforme o curso de escolha. Para Administração, por exemplo, é necessário responder questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática e produzir uma redação. Já para Letras, questões de Língua Portuguesa e Inglês e a Redação.
Os polos de ensino presenciais situam-se nos municípios de Araguari, Araxá, Bicas, Buritis, Campinas, Carneirinho, Coromandel, Igarapava, Ituiutaba, Jales, Lagamar, Patos de Minas, São Carlos, Uberaba, Uberlândia, Votuporanga e Viradouro.
Como funcionam as cotas na UFU?
Metade das vagas oferecidas no vestibular da UFU destina-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, conforme a Lei 12.711/2012 ou Lei de Cotas.
Além de preencher esse requisito, o vestibulando também pode participar das cotas se estiver enquadrado em uma destas modalidades:
- Renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita
- Preto, Pardo ou Indígena (PPI)
- Pessoa com deficiência