Vestibular
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, possui duas formas de ingresso: o Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição também realiza processo seletivo para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Os processos seletivos da UFU oferecem vagas para os cursos localizados em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
Vestibular tradicional
O vestibular da UFU é realizado no primeiro semestre – para ingresso no segundo - e tem duas etapas. A primeira ocorre em um sábado e domingo de abril. Veja como é formada a 1ª fase do vestibular da UFU:
- Sábado: questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura e Sociologia
- Domingo: questões objetivas de Filosofia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Matemática e Química
As provas da primeira fase são realizadas no período da tarde, nas cidades de Goiânia (GO), Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG).
O resultado dessa fase sai em maio. Os convocados para a segunda etapa fazem provas em junho, também à tarde, somente nestas cidades mineiras: Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
Provas 2ª fase vestibular UFU:
- Sábado: uma redação e questões discursivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês)
- Domingo: questões discursivas de Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia
O resultado do vestibular da UFU é divulgado em julho. A seleção oferta mais de 1,6 mil vagas.
Como se inscrever no vestibular da UFU?
Os interessados em fazer o vestibular da UFU precisam se inscrever neste site, nos meses de fevereiro e março. É necessário pagar taxa no valor de R$ 117 (valor de 2020).
Como solicitar isenção de taxa?
Podem pedir isenção de taxa do vestibular da UFU os estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os interessados precisam informar o Número de Inscrição Social (NIS).
- Estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que fizeram o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em colégio particular. Nesse caso, é necessário apresentar documentação comprobatória.
SiSU
A UFU participa do SiSU do primeiro semestre. Os candidatos são selecionados por meio das notas do Enem. Os pesos e as notas mínimas do exame educacional variam conforme o curso de escolha.
No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFU ofereceu 3.229 vagas em 94 cursos de graduação. Somente não foram disponibilizadas oportunidades para as carreiras de Letras e Música. Esta última exige Testes de Habilidades Específicas.
Vestibular EaD
As inscrições para o vestibular dos cursos EaD da UFU podem ser feitas nos meses de agosto e setembro. A taxa também custa R$ 117.
As provas variam conforme o curso de escolha. Para Administração, por exemplo, é necessário responder questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática e produzir uma redação. Já para Letras, questões de Língua Portuguesa e Inglês e a Redação.
Os polos de ensino presenciais situam-se nos municípios de Araguari, Araxá, Bicas, Buritis, Campinas, Carneirinho, Coromandel, Igarapava, Ituiutaba, Jales, Lagamar, Patos de Minas, São Carlos, Uberaba, Uberlândia, Votuporanga e Viradouro.
Como funcionam as cotas na UFU?
Metade das vagas oferecidas no vestibular da UFU destina-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, conforme a Lei 12.711/2012 ou Lei de Cotas.
Além de preencher esse requisito, o vestibulando também pode participar das cotas se estiver enquadrado em uma destas modalidades:
- Renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita
- Preto, Pardo ou Indígena (PPI)
- Pessoa com deficiência