Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. EaD (Ensino a Distância)
  3. Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Publicado por Wanja Borges
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização

Com o advento da tecnologia e evolução da educação à distância, falta de tempo e dificuldade de acesso deixaram de ser justificativas para adiar o ingresso no ensino superior. Hoje, através dessa modalidade de ensino, mais de quatro milhões de estudantes conseguiram o título de graduado. Contudo, suas especificidades e características ainda são desconhecidas por significativa parte da comunidade acadêmica. 

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), EAD é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar, na mesma hora, ou seja, no ensino a distância, não é o aluno que vai até a escola, mas a escola que vai até o aluno. Essa capacidade de eliminar barreiras é justamente o principal chamariz da modalidade. 

Dessa forma, pessoas que não dispõem de tempo e meio de transporte, que residem em locais afastados e/ou, ainda, que possuem deficiências físicas acabam sendo incluídas na comunidade acadêmica, independente de suas dificuldades e restrições. Com isso, a modalidade atende, cada vez mais, uma numerosa e variada população, constituída por sujeitos de níveis e perfis diferenciados. 

Outro atributo importante é a multiplicidade de recursos pedagógicos utilizados na educação a distância. Ao contrário do que muitos pensam, as aulas não se restringem apenas à rede de computadores. Materiais impressos, transmissão de TV, fitas de áudio ou vídeo, práticas laboratoriais, estágios e sistemas de teleconferência são algumas das ferramentas que complementam essa forma de ensino/aprendizagem, que deve ser 20% presencial. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O custo dos cursos a distância também costuma ser menor. Como a estrutura física da instituição não é prioridade, as mensalidades acabam sendo um terço do valor dos cursos tradicionais. Essa economia de tempo e dinheiro e a possibilidade de o aluno montar sua própria rotina de estudos, conforme sua disponibilidade, são as principais vantagens da educação a distância identificadas por seus adeptos.  

Além disso, a validade do diploma e a aceitação da graduação a distância no mercado de trabalho se equiparam, hoje, aos cursos tradicionais. Em alguns casos, o EAD é visto, inclusive, como diferencial, já que exige do estudante mais atenção, foco e planejamento. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos. Uma coisa é certa: esse avanço não é por acaso e o EAD ainda tem muito para crescer. 

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.