Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Publicado por Wanja Borges
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização

Com o advento da tecnologia e evolução da educação à distância, falta de tempo e dificuldade de acesso deixaram de ser justificativas para adiar o ingresso no ensino superior. Hoje, através dessa modalidade de ensino, mais de quatro milhões de estudantes conseguiram o título de graduado. Contudo, suas especificidades e características ainda são desconhecidas por significativa parte da comunidade acadêmica. 

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), EAD é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar, na mesma hora, ou seja, no ensino a distância, não é o aluno que vai até a escola, mas a escola que vai até o aluno. Essa capacidade de eliminar barreiras é justamente o principal chamariz da modalidade. 

Dessa forma, pessoas que não dispõem de tempo e meio de transporte, que residem em locais afastados e/ou, ainda, que possuem deficiências físicas acabam sendo incluídas na comunidade acadêmica, independente de suas dificuldades e restrições. Com isso, a modalidade atende, cada vez mais, uma numerosa e variada população, constituída por sujeitos de níveis e perfis diferenciados. 

Outro atributo importante é a multiplicidade de recursos pedagógicos utilizados na educação a distância. Ao contrário do que muitos pensam, as aulas não se restringem apenas à rede de computadores. Materiais impressos, transmissão de TV, fitas de áudio ou vídeo, práticas laboratoriais, estágios e sistemas de teleconferência são algumas das ferramentas que complementam essa forma de ensino/aprendizagem, que deve ser 20% presencial. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O custo dos cursos a distância também costuma ser menor. Como a estrutura física da instituição não é prioridade, as mensalidades acabam sendo um terço do valor dos cursos tradicionais. Essa economia de tempo e dinheiro e a possibilidade de o aluno montar sua própria rotina de estudos, conforme sua disponibilidade, são as principais vantagens da educação a distância identificadas por seus adeptos.  

Além disso, a validade do diploma e a aceitação da graduação a distância no mercado de trabalho se equiparam, hoje, aos cursos tradicionais. Em alguns casos, o EAD é visto, inclusive, como diferencial, já que exige do estudante mais atenção, foco e planejamento. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos. Uma coisa é certa: esse avanço não é por acaso e o EAD ainda tem muito para crescer. 

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho