Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Publicado por Wanja Borges
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização

Com o advento da tecnologia e evolução da educação à distância, falta de tempo e dificuldade de acesso deixaram de ser justificativas para adiar o ingresso no ensino superior. Hoje, através dessa modalidade de ensino, mais de quatro milhões de estudantes conseguiram o título de graduado. Contudo, suas especificidades e características ainda são desconhecidas por significativa parte da comunidade acadêmica. 

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), EAD é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar, na mesma hora, ou seja, no ensino a distância, não é o aluno que vai até a escola, mas a escola que vai até o aluno. Essa capacidade de eliminar barreiras é justamente o principal chamariz da modalidade. 

Dessa forma, pessoas que não dispõem de tempo e meio de transporte, que residem em locais afastados e/ou, ainda, que possuem deficiências físicas acabam sendo incluídas na comunidade acadêmica, independente de suas dificuldades e restrições. Com isso, a modalidade atende, cada vez mais, uma numerosa e variada população, constituída por sujeitos de níveis e perfis diferenciados. 

Outro atributo importante é a multiplicidade de recursos pedagógicos utilizados na educação a distância. Ao contrário do que muitos pensam, as aulas não se restringem apenas à rede de computadores. Materiais impressos, transmissão de TV, fitas de áudio ou vídeo, práticas laboratoriais, estágios e sistemas de teleconferência são algumas das ferramentas que complementam essa forma de ensino/aprendizagem, que deve ser 20% presencial. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O custo dos cursos a distância também costuma ser menor. Como a estrutura física da instituição não é prioridade, as mensalidades acabam sendo um terço do valor dos cursos tradicionais. Essa economia de tempo e dinheiro e a possibilidade de o aluno montar sua própria rotina de estudos, conforme sua disponibilidade, são as principais vantagens da educação a distância identificadas por seus adeptos.  

Além disso, a validade do diploma e a aceitação da graduação a distância no mercado de trabalho se equiparam, hoje, aos cursos tradicionais. Em alguns casos, o EAD é visto, inclusive, como diferencial, já que exige do estudante mais atenção, foco e planejamento. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos. Uma coisa é certa: esse avanço não é por acaso e o EAD ainda tem muito para crescer. 

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.