Vestibular
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) possui duas formas de ingresso: o Vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O vestibular é para ingresso no segundo semestre, enquanto o Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), é para o primeiro.
Os cursos oferecidos são ministrados nas cidades de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Vestibular da Unemat
As inscrições para o Vestibular da Unemat, geralmente, têm início entre os meses de março e abril. A taxa de inscrição na última seleção foi de R$ 100.
Quando as inscrições são abertas, a Unemat disponibiliza alguns dias para candidatos solicitarem a isenção da taxa. O benefício é concedido para:
- Candidatos com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos;
- Doadores de sangue;
- Profissionais técnicos da educação superior da Universidade.
Provas
As provas do Vestibular da Unemat são aplicadas em junho ou julho, em um domingo de manhã. A duração das provas é de quatro horas (9h às 13h).
Os inscritos precisam elaborar uma redação e responder 35 questões objetivas, sendo 9 de Ciências da Natureza, 8 de Matemática, 8 de Ciências Humanas e 10 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Cotas no vestibular
Na última edição do vestibular, foram oferecidas 3.020 vagas as quais foram distribuídas da seguinte maneira:
- 40%: ampla concorrência;
- 30%: Ação afirmativa – escola pública;
- 25%: Ação afirmativa – PIIER/Pardos e Pretos;
- 5%: Ação Afirmativa - PIIER/Indígenas.
SiSU e Enem
Desde 2013, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso utilizada pela Unemat. A adesão da Unemat em 100% das vagas ocorre somente para o ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano.
O SiSU utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos candidatos.
Cotas no SiSU
A Unemat reserva metade das vagas do SiSU para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Também reserva outros 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial (PIIER).
Vagas remanescentes
A Unemat também realizar vestibular para o preenchimento de vagas remanescentes utilizando o desempenho dos inscritos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As vagas variam, assim como os cursos ofertados, já que tudo depende da quantidade de oportunidades em graduações que apresentam vagas ociosas e não possuam candidatos classificados.
-Vestibular de cursos a distância (Ead)
Eventualmente, a Unemat realiza um vestibular específico para os cursos a distância. Na última edição, foram oferecidas 2.350 vagas distribuídas em 52 cursos (contanto turmas e polos).
Os polos de ensino ficam nestas cidades: Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Juína, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sorriso e Vila Rica.
Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD
As provas acontecem no período matutino, das 08h às 11h, e são formadas por uma redação e questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio.