Vestibular
O vestibular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocorre uma vez ao ano e é conhecido como Vestibular Misto. A razão do nome é que o processo seletivo utiliza um sistema misto como forma de ingresso em seus cursos de graduação.
A Unifesp usa o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma primeira etapa e aplica as provas tradicionais na segunda fase. Por conta disso, só podem participar do Vestibular Misto os candidatos que tenham realizado as provas do Enem.
O Vestibular Misto seleciona estudantes para apenas alguns cursos da Unifesp. São eles:
Campus São Paulo: Medicina; Ciências Biológicas (modalidade médica); Enfermagem; Fonoaudiologia.
Campus Diadema: Ciências Biológicas; Engenharia Química.
Campus Guarulhos: Letras
Para os demais cursos a seleção é feita exclusivamente pelo Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Como são as provas
A segunda fase do Vestibular Misto é composta por 30 questões de Língua Portuguesa, 15 de Língua Estrangeira, Redação e 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre Conhecimentos Específicos.
1º dia: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira; Redação
2º dia: Conhecimentos Específicos
As provas são realizadas em dois dias, geralmente numa quinta e sexta-feira no mês de dezembro, no período da tarde, com quatro horas de duração em cada dia.
Elas são aplicadas em Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Inscrições e isenção
As inscrições para o Vestibular Misto da Unifesp são abertas em setembro, geralmente. O valor da taxa fica em torno de R$ 135, mas há possibilidade de solicitar isenção.
Antes do período de inscrição ser iniciado, os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição desde que preencham os requisitos exigidos pela Unifesp. São eles:
- Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
- Inscrição no CadÚnico, tendo renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos.
Cotas
O Vestibular Misto da Unifesp reserva 50% de suas vagas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, há oito categorias de reservas de vagas, que podem ser referentes à renda social, racial, deficiência e outros.
A análise da documentação comprobatória das cotas é feita antes da matrícula presencial, no caso dos estudantes selecionados. A instituição também realiza uma Banca de Heteroidentificação, destinada aos candidatos que se autodeclarem Pretos, Pardos e Indígenas, para análise comprobatória da declaração.
SiSU
Até 2009, a Unifesp realizava seu próprio vestibular. Posterior a esta data, a Universidade deu liberdade para cada comissão de curso optar entre duas formas de ingresso: pelo Vestibular Misto e pelo SiSU, chamado também de Vestibular Unificado.
O SiSU utiliza o desempenho obtido na última edição do Enem como único critério de seleção dos candidatos. Os cursos da Unifesp que usam o Enem via SiSU como única etapa são:
Campus São Paulo: Tecnologias em Saúde (modalidade oftálmica e radiológica).
Campus Baixada Santista: Educação Física; Fisioterapia; Nutrição; Psicologia; Serviço Social; Terapia Ocupacional.
Campus Diadema: Ciências Químicas e Farmacêuticas; Ciências Ambientais; Licenciatura Plena em Ciências; Farmácia e Bioquímica; Química.
Campus Guarulhos: Ciências Sociais; Filosofia; História; História da Arte; Pedagogia.
Campus Osasco: Administração de Empresas; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Relações Internacionais.
Campus São José dos Campos: Ciências da Computação; Matemática Computacional.