Estudando para o teste de habilidade específica
O teste de habilidade específica, ou THE, é uma prova aplicada pelas instituições em determinadas graduações para avaliar a aptidão do candidato.
Em grande parte dos editais ele está lá, sendo citado. Mas para muitos estudantes, inclusive para aqueles que prestarão vestibular para cursos que o exigirem, o teste de habilidade específica, ou THE, ainda é considerado uma etapa confusa e que amedronta durante a preparação para as provas.
Geralmente, os processos seletivos são constituídos por duas etapas em que os vestibulandos precisam responder questões objetivas de múltipla escolha e perguntas dissertativas. No entanto, alguns cursos de graduação exigem, além dessas fases, mais uma etapa, que é conhecida como teste de habilidade específica.
O THE nada mais é do que uma prova que aborda questões não estudadas durante o Ensino Médio e que avaliam se o candidato possui aptidão necessária e exigida na graduação em que está concorrendo. O teste seleciona aqueles candidatos que realmente apresentarem essa capacidade, para que ela seja aprimorada no decorrer do curso.
Na maioria das vezes, o THE é feito pelos concorrentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes, Música, Dança, Artes Cênicas e Educação Física. As exigências nas modalidades de cursos podem variar de uma instituição para a outra. Para cada graduação, uma prova com aplicação diferente é realizada, com características ligadas à área de atuação.
Mas a dúvida que permeia na cabeça dos jovens que irão realizar o teste é de como se preparar para essa prova. Como estudar os conteúdos, como realizar exercícios para fixação, como saber o que será cobrado, entre outros aspectos. No entanto, não é preciso pânico. Em todos os processos seletivos que são exigidos esse exame, há no edital um tópico específico sobre essa prova, explicando todos os detalhes de como ela é aplicada, a abordagem das questões, os materiais necessários para a sua realização, a temática das perguntas e, em alguns casos, até uma sugestão de bibliografia para estudo.
É inegável a importância de se ter certa aptidão para fazer o THE na graduação escolhida, mas se preparando bem, assim como é feita a preparação para as demais provas do vestibular, seguindo o que é estipulado e orientado pela instituição, não tem como errar. Mas se mesmo assim o medo de enfrentar a prova seja muito grande e a insegurança bater, algumas universidades já oferecem cursos para os candidatos de Habilidades Específicas. Além disso, há também cursos preparatórios exclusivos, de instituições especializadas, que preparam o vestibulando.
Outra dica é treinar e exercitar o que será cobrado no THE. No caso dos candidatos de Educação Física, se no teste for necessário avaliar condicionamento físico, tente exercitar o seu, desde que acompanhado por um profissional da área. Para a graduação de Música, geralmente são cobrados aspectos teóricos e práticos, autoridade auditiva e nível de conhecimento em acordes, intervalos e modulação. Então, vale a pena se dedicar a esses quesitos. Para os cursos de Artes, Design e Arquitetura e Urbanismo são cobrados testes gráficos, sendo interessante treiná-los.
Se ainda não estiver seguro estudando sozinho, procure ajuda profissional. Muitas vezes a própria instituição de ensino oferece um especialista para orientar sobre a realização e a aplicação dessas provas.
O mais importante é o vestibulando não temer o teste de habilidade específica, afinal de contas, preparando-se e gostando do que deseja realmente estudar, é fácil acertar. Confie na sua capacidade e faça o seu melhor.