Dicas sobre funções da linguagem no Enem
Conhecer o funcionamento das funções da linguagem no Enem pode ajudar o candidato a resolver questões sobre o tema, assim como interpretar textos da prova.
Conhecer os elementos da comunicação é um dos requisitos para quem quer se dar bem na prova de Linguagens e Códigos do Exame Nacional do Ensino Médio. Mais do que regras e teorias decoradas, a prova exige que o candidato aplique suas habilidades linguísticas aos diversos tipos de textos e gêneros, por isso, o Super Vestibular traz para você dicas sobre funções da linguagem no Enem, tema muito importante e recorrente nesses dezessete anos da prova.
Conhecer as funções da linguagem é importante para a compreensão global do texto. Esse conhecimento será utilizado não só na prova de Linguagens e Códigos, mas em todas as disciplinas abordadas no exame. As funções da linguagem estão associadas à intencionalidade do locutor no momento da emissão da mensagem, seja ela escrita ou oral. Sendo assim, ao conhecermos a verdadeira finalidade de um texto, torna-se muito mais fácil interpretá-lo adequadamente. São seis as funções da linguagem, classificadas em:
- Função Conativa: Nesse tipo de texto, o destaque está no destinatário, a fim de convencê-lo a realizar uma ação. Emprego dos verbos no imperativo e uso da 2ª pessoa.
- Função Emotiva: Destaque para a subjetividade do emissor, o objetivo desse tipo de comunicação é mostrar o ponto de vista (1ª pessoa) de quem produz a mensagem.
- Função Metalinguística: O foco é a própria linguagem, através do uso da linguagem para falar, explicar ou descrever o próprio código linguístico.
- Função Fática: O destaque é o canal de comunicação. O emissor usa procedimentos para manter contato físico ou psicológico com o interlocutor, prolongando ou interrompendo uma conversa.
- Função Poética: Texto em que a função está centrada na própria mensagem, elemento muito empregado na poesia. Sua intenção é romper com o modo tradicional com o qual estamos habituados a ver as palavras.
- Função Referencial: Informar o interlocutor é o principal objetivo dessa função. Predomínio do discurso na 3ª pessoa e ausência de opiniões pessoais.
Agora que você já revisou esse conteúdo cobrado ao longo do Ensino Médio, está na hora de aprender como ele é aplicado à prova. Bons estudos!
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE FUNÇÕES DA LINGUAGEM – ENEM
Enem 2010 – Questão 97
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Comentário da questão: O texto conceitua de forma científica a biosfera e as unidades menores que a compõem, os ecossistemas. Tal uso da linguagem caracteriza a chamada função referencial, cujo objetivo é informar o interlocutor.
Resposta da questão: Alternativa “e”.