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Textos literários no Enem

Os textos literários podem ser encontrados em diversas disciplinas no Enem. Para compreendê-los, é indispensável o conhecimento sobre os recursos estéticos da linguagem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Os textos literários adotam uma linguagem permeada por recursos expressivos, elementos que exigem maior atenção do candidato
Os textos literários adotam uma linguagem permeada por recursos expressivos, elementos que exigem maior atenção do candidato

Quer saber como são cobrados os textos literários no Enem? Então fique atento e siga mais uma dica de Linguagens e Códigos do Super Vestibular para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014.

Conhecer a Literatura brasileira e a linguagem dos textos literários é fundamental para a compreensão de muitas questões da prova de Linguagens e Códigos e também de outras matérias, visto que o conceito de interdisciplinaridade é uma das características do Enem. Não se espante se, de repente, nas questões relacionadas à Geografia, por exemplo, você deparar-se com uma música, um fragmento de um conto ou até mesmo um poema, gêneros textuais do universo literário. É importante que o candidato relacione seus conhecimentos com a Literatura dentro das funções linguísticas, contextos históricos, sociais e políticos e também demonstre conhecimento em relação aos mecanismos de construção de um texto literário.

Para fazer uma correta interpretação dos textos literários no Enem, é indispensável que você saiba diferenciar a linguagem literária da linguagem não literária. Observe:

Textos literários: Alguns elementos são comumente encontrados nos textos literários, entre eles a complexidade, a multissignificação, a conotação, a liberdade na criação e a variabilidade. A linguagem literária faz dos textos literários um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. Esses elementos estão relacionados com o tipo de linguagem e podem ser observados em vários gêneros, como crônicas, contos, romances, letras de música, poemas etc.

Textos não literários: No discurso não literário deve predominar uma linguagem objetiva, clara e concisa a fim de que a informação seja repassada de maneira eficiente. As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias e os manuais são exemplos de gêneros textuais que adotam a linguagem não literária.

Para entender melhor nossa dica para a prova de Linguagens e Códigos, observe a abordagem feita pelo Enem:

Exercício resolvido sobre textos literários no Enem

Questão 111 – Enem 2013

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.

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[...]

Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro:  Rocco, 1998 (fragmento).

A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

a) observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens. 

b) relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem.

c) revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso.

d) admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas.

e) propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.

Comentário da questão: Na questão sobre o fragmento do livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, podemos perceber a preocupação em abordar os aspectos relacionados com a composição do texto literário. A peculiaridade da voz narrativa de Clarice mostra as reflexões existenciais do sujeito em crise e também uma técnica de construção do discurso muito presente na linguagem da escritora, na qual a personagem deixa de narrar para fazer reflexões acerca do próprio comportamento, processo que ficou conhecido como “fluxo de consciência”.

Resolução da questão: Alternativa “c”.

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