Gêneros textuais no Enem
O candidato deve saber identificar os gêneros textuais no Enem, bem como os efeitos que eles produzem sobre a linguagem oral e escrita.
Conforme prevê a matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos do Enem, todo candidato deve estar preparado para analisar os mais diversos textos no exame. É imprescindível que você saiba o que são os gêneros textuais e sua importância no sistema de comunicação e informação. Para ajudá-lo a entender melhor os gêneros textuais no Enem, o Super Vestibular traz mais uma superdica de língua portuguesa.
Os gêneros textuais estão ligados à história da comunicação e da linguagem, apresentando uma função social em uma determinada situação comunicativa. São enunciados relativamente estáveis, pois apresentam estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua identificação. Para cada ato de fala ou escrita, selecionamos, intuitivamente ou não, o gênero mais adequado em função do efeito que esperamos produzir em um potencial interlocutor. As interações sociais podem produzir uma infinidade de gêneros e, por esse motivo, diferentemente do que acontece com os tipos textuais, não podemos precisar sua quantidade.
E-mails, cartas, artigos, blogs, crônicas, contos, histórias em quadrinhos e mais uma infinidade de textos são exemplos de gêneros textuais. No Enem, as questões relacionadas com os gêneros surgem de maneira contextualizada, sendo então fundamental que o candidato conheça suas características e a intencionalidade de cada um deles nos textos apresentados. Observe agora como o conteúdo é abordado na prova de Linguagens e Códigos através da análise de questões cobradas em exames anteriores. Bons estudos e boa prova!
Exercícios resolvidos sobre Gêneros textuais no Enem
Questão 106 – Enem 2009
As Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual bastante utilizado nas provas do Enem
Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual
a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR CLEAR = ALL> < BR> <BR> <SCRIPT>”.
c) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
e) em que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
Comentário da questão: No segundo quadrinho, o balão em que está escrito “Fala, Html! Como vão as coisas?” mostra uma das características do gênero história em quadrinhos, que é a representação escrita da linguagem falada, simulando a conversação face a face entre as personagens. Gênero em questão: História em Quadrinhos.
Resolução da questão: Alternativa “d”.
Questão 113 – Enem 2010
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de
a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor
b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.
Comentário da questão: A biografia de Machado de Assis é apresentada de maneira cronológica e está marcada pela objetividade, evidenciando assim que ali existem informações sobre a vida do escritor, não impressões pessoais do enunciador sobre elas. Gênero em questão: Biografia.
Resolução da questão: Alternativa “e”.