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Gramática no Enem

A Gramática no Enem é trabalhada de maneira aplicada e contextualizada. É preciso aliar o conhecimento das normas à interpretação textual de diversos gêneros.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Estudar Gramática é essencial para a vida e para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio

 Foi-se o tempo em que os conhecimentos sobre a Gramática Normativa eram o grande “bicho-papão” dos vestibulares. Apesar de estarem presentes em alguns concursos, as “gramatiquices”, que cobravam dos candidatos regras e exceções desse nosso “compêndio linguístico”, hoje são evitadas. Pensando no seu sucesso, o Super Vestibular traz para você alguns aspectos da Gramática no Enem.

Não pense você que a Gramática foi abolida do Enem, nada disso. O que mudou, com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio, foi a maneira de abordar o tema. Se antes as perguntas eram descontextualizadas, hoje elas são aplicadas à interpretação de texto, área do conhecimento que “despenca” na prova. Não espere perguntas do tipo “Por que a forma verbal 'há' leva acento ortográfico?” - pelo menos não no Enem. Espere por perguntas elaboradas que cobram do candidato a aplicabilidade das normas gramaticais. Observe algumas questões sobre gramática no Enem:

Questão da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias – Enem 2012


Ivan Cabral é mestre em Educação e chargista, alia o humor gráfico à formação intelectual do leitor

Disponível em www.ivancabral.com

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

b) ironia para conferir um novo significado ao termo“outra coisa”.

c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.

d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.

e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Comentário sobre a questão: Observe que a semântica, elemento da gramática, foi cobrada de maneira diferente, aliando linguagem verbal à linguagem não verbal. Para responder à questão, além de saber os conceitos apresentados nas proposições, é preciso estabelecer relações de sentido entre gramática e interpretação de texto.

Resolução: Alternativa “a”. A polissemia, propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar múltiplos significados, está presente na expressão “rede social”, que, graças aos recursos visuais, não pode ser confundida com as redes sociais virtuais, como Facebook, Twitter etc.

Questão da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias – Enem 2013


Felipe, criação do cartunista argentino Quino. A personagem está presente nas famosas tirinhas da Mafalda

Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo (a)

a) Emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.

b) Uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.

c) Retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.

d) Utilização da forma pronominal “la”, que reflete um tratamento formal do filho em relação à “mãe”.

e) Repetição da forma verbal “é”, que reforça a relação de adição existente entre as orações.

Comentário sobre a questão: Novamente os conhecimentos gramaticais são aplicados ao texto e a charge faz com que o conteúdo, que está aplicado, seja analisado de maneira contextualizada.

Resolução: Alternativa “a”. O que gera o humor é a quebra de expectativa introduzida por uma oração coordenada adversativa, com a conjunção “mas”.

A gramática no Enem é tratada de maneira contextualizada, aplicada a textos de diversos gêneros e charges. Portanto, estude e dê atenção especial aos seguintes conteúdos:

Siga as dicas de Gramática para o Enem e... Bons estudos!

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