Preparados para o Enem? O dia da prova está se aproximando e, para ajudar você em sua rotina de estudos, que já está chegando à reta final, o Super Vestibular preparou mais uma superdica de Linguagens e Códigos para você ficar mais perto da sua vaga na universidade. Vamos lá?
A dica de hoje é sobre a Semântica no Enem. Já faz algum tempo que a abordagem sobre a Gramática sofreu algumas alterações. Antigamente, perguntas sobre nomenclaturas sintáticas e semânticas eram bem comuns, então, para se dar bem no vestibular, o candidato precisava ter as regras gramaticais na ponta da língua. Hoje a Gramática recebe uma abordagem contextualizada, ou seja, está associada à interpretação de textos dos mais variados gêneros. Essa mudança aconteceu porque mais do que decorar as regras, o candidato precisa saber aplicá-las, bem como compreender seu funcionamento no texto. Sendo assim, é indispensável ficar atento à Semântica, parte da Gramática que estuda os aspectos relacionados com o sentido de palavras e enunciados.
Para se dar bem nas questões sobre Semântica no Exame Nacional do Ensino Médio, fique atento aos seguintes tópicos:
→ Sinonímia e antonímia;
→ Campo semântico, hiponímia e hiperonímia;
→ Polissemia;
→ Ambiguidade;
Acompanhe agora a resolução e o comentário de um exercício extraído da prova de Linguagens e Códigos de 2012. Bons estudos e boa prova!
Exercício resolvido sobre Semântica no Enem
Questão 96 – Enem 2012
Conhecer aspectos semânticos é fundamental para a interpretação de textos no Enem
O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que
pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo“outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da
população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
Comentário da questão: Observe que os aspectos semânticos foram cobrados de maneira diferente, aliando linguagem verbal à linguagem não verbal. Para responder à questão, além de saber os conceitos apresentados nas proposições, é preciso estabelecer relações de sentido entre gramática e interpretação de texto. A polissemia, propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar múltiplos significados, está presente na expressão “rede social”, que, graças aos recursos visuais, não pode ser confundida com as redes sociais virtuais, como Facebook, Twitter, etc.
Resolução da questão: Alternativa “a”.