Interpretação de esquemas de biologia no Enem
A interpretação de esquemas de biologia no Enem é recorrentemente exigida e merece atenção especial por parte dos alunos.
Como já foi dito em diversas outras dicas do nosso canal, o Enem sempre se preocupa em abordar temas atuais com questões bastante contextualizadas. Diante dessa característica, não é de se estranhar que a prova venha repleta de gráficos, esquemas e tabelas. Sendo assim, é importante que o aluno, ao realizar a prova, fique atento e procure explorar ao máximo essas informações.
Na dica do Enem de hoje separamos algumas questões de temas variados da Biologia que valorizam bastante a interpretação de esquemas, tabelas e gráficos. Fique atento e observe que apenas o conhecimento teórico, sem reflexão acerca da imagem, de nada adianta para responder corretamente às questões.
Questão do Enem de 2013
Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem
Analise as organelas presentes em cada tipo de alga
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
Resolução:
A questão aborda as organelas celulares (Veja nossa dica sobre o assunto!) e quer saber qual alga apresenta maior secreção de polímeros. Partindo do princípio de que a organela celular responsável pela secreção é o complexo golgiense, devemos analisar a figura e ver em qual linhagem de alga ele apresenta-se em maior quantidade.
No esquema, o complexo golgiense está representado pela cor branca. Ao analisar a figura, logo percebemos que a linhagem que apresenta maior quantidade dessa organela é a I. Essa questão é fácil de analisar porque temos, além dos esquemas, a proporção da quantidade de organelas existente na alga, que, no caso da linhagem, I é 50. Sendo assim, a resposta correta da questão é letra a: I.
Questão do Enem de 2011
Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:
Analise o resultado do hemograma acima
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que
a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
c) a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.
Resolução:
Essa questão aborda o tema células sanguíneas e as suas funções. Sendo assim, é importante relacionar os valores da tabela com a função das células. Observe que existe uma baixa nas plaquetas do indivíduo, assim como nos glóbulos vermelhos. Como as plaquetas relacionam-se com a cicatrização, a resposta correta da questão é letra a: o sangramento nasal ocorre pela baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
Questão do Enem de 2010
A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas.
Pesquisa |
% respostas certas |
||
Brasileiros |
Norte-americanos |
Europeus |
|
Os antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias. (Falsa) |
41,8 |
51 |
39,7 |
Os continentes têm mudado sua posição no decorrer dos milênios. (Verdadeira) |
78,1 |
79 |
81,8 |
O Homo sapiens originou-se a partir de uma espécie animal anterior. (Verdadeira) |
56,4 |
53 |
68,6 |
Os elétrons são menores que os átomos. (Verdadeira) |
53,6 |
48 |
41,3 |
Os primeiros homens viveram no mesmo período que os dinossauros. (Falsa) |
61,2 |
48 |
59,4 |
“Percepção pública de ciência: uma revisão metodológica e resultados para São Paulo”. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. São Paulo: Fapesp, 2004 (adaptado).
De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre
a) a ação dos antibióticos.
b) a origem do ser humano.
c) os períodos da pré-história.
d) o deslocamento dos continentes.
e) o tamanho das partículas atômicas.
Resolução:
Essa tabela fornece importantes informações a respeito do conhecimento da população sobre alguns fatos científicos. Percebemos, por exemplo, que, a respeito do efeito de antibióticos,os norte-americanos apresentam um maior conhecimento quando comparados aos brasileiros e europeus. No caso da deriva continental, é possível perceber que os europeus apresentam um melhor conhecimento sobre o assunto. Os europeus também se destacam no entendimento da teoria da evolução (Veja nossa dica sobre esse tema!). A respeito do tamanho das partículas atômicas e do surgimento de espécies através das eras geológicas, os brasileiros destacam-se.
Analisando completamente a tabela, podemos perceber que a resposta correta é letra a, uma vez que os norte-americanos só apresentaram melhor desempenho quando o assunto foi antibióticos.
Através da nossa dica de hoje, foi possível perceber que analisar atentamente as questões é fundamental para conseguir alguns pontos no exame. É importante que o aluno compreenda que gráficos e tabelas, por exemplo, não estão lá apenas para enfeitar a prova e que todos os esquemas apresentados trazem importantes e valiosas informações.
Tente realizar algumas atividades que enfoquem a análise de esquemas, tabelas, gráficos e outras imagens ao estudar.
Bons estudos e boa prova!