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Língua Portuguesa no Enem – Interpretação

A prova de língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos

A prova de Linguagens e Códigos do Enem segue a linha da contextualização, logo, os conteúdos não são vistos de forma fragmentada, mas relacionada, por isso, é comum que haja poemas na prova de Biologia, gráficos na de Português etc. O que o Enem quer é saber a capacidade de interpretação do aluno. Por isso, essa habilidade será cobrada em todos os momentos.

A interpretação é um exercício que deve ser feito diariamente, pois só é capaz de chegar a nesse nível o leitor competente, ou seja, aquele que consegue ver além das palavras, que visualiza o implícito (aquilo que está escondido), que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. Muitos param no primeiro estágio da leitura, uma vez que somente decodificam os sinais, mas o que o Enem espera do candidato é que ele saia da superfície do texto e alcance a sua essência.

O texto não se compõe apenas por palavras (linguagem verbal), mas também por imagens (linguagem não verbal), e o candidato não pode deixar de considerar e relacionar essas linguagens.

É importante considerar que nenhum texto é neutro ou sem pretensão, todos vêm carregados de significados e ideologias. Além disso, o texto não pode ser entendido sem um contexto, pois este é determinante para que o sentido do texto seja estabelecido.

Na prova do Enem, leia todas as questões de forma atenta, analise os detalhes, relacione os textos, dialogue com as obras literárias que são apresentadas, analise como os elementos de coesão (ligação) foram usados e com que intenção. Se o texto é argumentativo, encontre e entenda como a argumentação foi construída, que exemplos foram dados para embasar os argumentos, qual é a tese e como foi desenvolvida.

O olhar do leitor competente é crítico e sabe que os textos não podem ser lidos da mesma maneira, cada um tem suas particularidades, que devem ser consideradas.  Um poema (linguagem figurada) não pode ser lido com o mesmo olhar que se lê um editorial, uma notícia (linguagem denotativa), pois são apresentados em linguagens diferentes.  

Cada texto utiliza-se de uma função da linguagem e cada uma possui seu enfoque, destacando a mensagem, o contexto, o canal etc. Entretanto, não existe um texto que apresente apenas uma função da linguagem, o que deve ser analisado é a que predomina.   

A capacidade de leitura é individual e será determinada pelo seu conhecimento de mundo (tudo aquilo que é adquirido ao longo da vida, na escola e fora dela). Por isso, é tão importante viajar, visitar museus, ler diferentes tipos de textos, interagir com outras culturas, pois tudo isso auxilia no momento da leitura.

É importante também para a interpretação saber reconhecer e diferenciar as figuras de linguagens, pois são muito utilizadas como recursos de expressividade no texto, já que, com elas, as palavras ganham novos significados. 

Outro assunto que merece atenção é a intertextualidade e compreendê-la é essencial, pois a presença do diálogo entre textos é uma tendência da prova do Enem.

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Não se esqueça de que é importantíssimo manter-se informado, portanto, atenção às notícias e sucesso no Enem.

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