Engenharia Acústica
O curso de Engenharia Acústica visa preparar profissionais para planejar ambientes para controlar e bloquear sons nocivos ao ser humano.
A graduação em Engenharia Acústica prepara profissionais para lidar com questões relacionadas ao som e à vibração. É função do curso investigar e entender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Os profissionais trabalham, ainda, com alterações e diminuição de sons indesejáveis, além do controle de ruído em determinados ambientes.
O especialista nessa área é de interesse de todas as categorias de indústria, pois trata da medição e controle do som, visando eliminar ou, ao menos, minimizar os efeitos nocivos do ruído à saúde. Os resultados alcançados pela Engenharia Acústica devem auxiliar profissionais que já estão mercado, como fonoaudiólogos, músicos, médicos, psicólogos, arquitetos, biólogos, entre outros. Esse engenheiro também trabalha com modelos de sistemas sonoros e seus componentes, como microfone.
O Curso
As disciplinas do curso estão centradas em Matemática e Física, além de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. Os principais eixos teóricos da graduação estão em torno dos seguintes conteúdos: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança.
Os acadêmicos ainda são levados a usar conceitos de acústica, do processamento digital de sinais, da fisiologia e da psicologia da audição e percepção sonora para compreender e prever os fenômenos do funcionamento adequado de um determinado sistema. O egresso ainda será capaz de evidenciar os efeitos negativos do ruído à saúde e ao bem-estar do ser humano.
Duração média
10 semestres, 5 anos.
Mercado de Trabalho
A sociedade está se conscientizando sobre a necessidade de alcançar um conforto acústico através de produtos e serviços de qualidade. Essa mudança de hábito está aquecendo o mercado brasileiro para os acadêmicos que estão se formando.
Formas e Campos de atuação
Um Engenheiro Acústico pode atuar na implementação de princípios físicos da mecânica para desenvolver projetos para manejo e bloqueio sonoro em diversos ambientes, como automóveis, aeronaves, plantas industriais, ambientes de trabalho e ambientes domésticos.
É possível também atuar junto à construção civil, condicionando o som em projetos de construção visando a adequação para atender determinada demanda. O engenheiro pode também produzir softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros, realizar
manutenção sonares de submarinos e avaliar as vibrações de ondas sísmicas.
Quantidade média de profissionais
O curso foi criado em 2009, por isso ainda não há profissionais formados no mercado de trabalho. A primeira turma formou no final de 2014, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Remuneração Média
De R$ 4.300 a R$ 6.500
Onde tem o curso
Rio Grande do Sul: UFSM (Santa Maria)
Opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Engenheiro Acústico ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.