Marketing
O objetivo do tecnólogo em Marketing é facilitar e, ao mesmo tempo, promover vendas e a imagem de determinada instituição
Atualmente, o Marketing é visto como uma das principais formas de promoção e consolidação das organizações. É através do Marketing que é possível agregar valor à marca e a produtos para obtenção de lucro e crescimento de mercado.
O curso tecnológico em Marketing capacita o profissional a desenvolver estratégias de comunicação para a elaboração de pesquisas de mercado, planos de marketing e organização de eventos, sempre com foco no incremento de vendas.
Público-alvo
É recomendável que o estudante interessado em fazer o curso tecnológico em Marketing possua algumas características pessoais para ter sucesso na área. Criatividade, habilidade em se comunicar, iniciativa, capacidade de planejamento, espírito de liderança e trabalho em equipe são fundamentais ao aluno que estiver fazendo o curso.
O curso
O curso dá ao aluno uma formação completa. As disciplinas são mais voltadas para a área de humanas, mas há algumas de economia e finanças. O estudante terá aulas de pesquisa de marketing, fundamentos da comunicação, meio ambiente e cidadania, comportamento do consumidor, estatística aplicada a marketing, dentre outras.
Duração média
De 3 a 4 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para esse profissional tem crescido muito, devido a grande quantidade de produtos e serviços lançados pela mídia e pelo mercado. Para ter destaque nessa área, recomenda-se que o estudante atualize-se constantemente por meio de cursos. Ter domínio em outro idioma, principalmente no inglês, o ajudará a conseguir vagas de maior destaque.
Formas de Atuação
Quem trabalha com Marketing tem um vasto campo de atuação. Atualmente, o Marketing divide-se em subáreas mais específicas, com o intuito de atingir o público ou segmento que deseja de forma mais assertiva. Esse profissional pode trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de pequeno a grande porte, escolas, academias, mineradoras, fábricas e indústrias, na construção civil, agências de publicidade e em hospitais.
Campos de Atuação
Marketing Esportivo
(Seleção de eventos, equipes e atletas, organização de calendários esportivos, negociação de mídias esportivas e seus espaços para divulgação de eventos desse ramo etc.)
Marketing Cultural
(Associa e agrega valores de determinada marca a projetos culturais ou do segmento cultural.)
Marketing Político
(Trabalha e constrói a imagem pública de campanhas, candidatos, partidos, programas, ações etc.)
Marketing Social
(Promoção de princípios, ideias e comportamentos a fim de conscientizar e promover a sociedade, comunidade ou determinado público sobre aspectos ligados à saúde e ao social.)
Marketing Promocional
(Incrementa e valoriza determinado produto ou marca através de técnicas promocionais que intensifiquem a compra e a fidelização do público.)
Mídias Digitais
(Interação com clientes em redes sociais para divulgação de determinado produto ou marca, reforçando seus benefícios, novidades e outras especificações.)
Consultorias
(Prestação de assessorias a instituições e empresas para promoção ou lançamento de marcas ou produtos.)
Regulamentação da profissão
A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04
Remuneração média
R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso tecnológico em Marketing
Ainda não há um conselho a nível federal para os tecnólogos em Marketing.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Marketing podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Marketing ou estudante da área. Conte-nos!