☰ MENU

Marketing

O objetivo do tecnólogo em Marketing é facilitar e, ao mesmo tempo, promover vendas e a imagem de determinada instituição

Publicado por Érica Caetano

Atualmente, o Marketing é visto como uma das principais formas de promoção e consolidação das organizações. É através do Marketing que é possível agregar valor à marca e a produtos para obtenção de lucro e crescimento de mercado.

O curso tecnológico em Marketing capacita o profissional a desenvolver estratégias de comunicação para a elaboração de pesquisas de mercado, planos de marketing e organização de eventos, sempre com foco no incremento de vendas.

 

Público-alvo

É recomendável que o estudante interessado em fazer o curso tecnológico em Marketing possua algumas características pessoais para ter sucesso na área. Criatividade, habilidade em se comunicar, iniciativa, capacidade de planejamento, espírito de liderança e trabalho em equipe são fundamentais ao aluno que estiver fazendo o curso.

 

O curso

O curso dá ao aluno uma formação completa. As disciplinas são mais voltadas para a área de humanas, mas há algumas de economia e finanças. O estudante terá aulas de pesquisa de marketing, fundamentos da comunicação, meio ambiente e cidadania, comportamento do consumidor, estatística aplicada a marketing, dentre outras.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional tem crescido muito, devido a grande quantidade de produtos e serviços lançados pela mídia e pelo mercado. Para ter destaque nessa área, recomenda-se que o estudante atualize-se constantemente por meio de cursos. Ter domínio em outro idioma, principalmente no inglês, o ajudará a conseguir vagas de maior destaque.

 

Formas de Atuação

Quem trabalha com Marketing tem um vasto campo de atuação. Atualmente, o Marketing divide-se em subáreas mais específicas, com o intuito de atingir o público ou segmento que deseja de forma mais assertiva. Esse profissional pode trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de pequeno a grande porte, escolas, academias, mineradoras, fábricas e indústrias, na construção civil, agências de publicidade e em hospitais.

 

Campos de Atuação

Marketing Esportivo

(Seleção de eventos, equipes e atletas, organização de calendários esportivos, negociação de mídias esportivas e seus espaços para divulgação de eventos desse ramo etc.)

Marketing Cultural

(Associa e agrega valores de determinada marca a projetos culturais ou do segmento cultural.)

Marketing Político

(Trabalha e constrói a imagem pública de campanhas, candidatos, partidos, programas, ações etc.)

Marketing Social

(Promoção de princípios, ideias e comportamentos a fim de conscientizar e promover a sociedade, comunidade ou determinado público sobre aspectos ligados à saúde e ao social.)

Marketing Promocional

(Incrementa e valoriza determinado produto ou marca através de técnicas promocionais que intensifiquem a compra e a fidelização do público.)

Mídias Digitais

(Interação com clientes em redes sociais para divulgação de determinado produto ou marca, reforçando seus benefícios, novidades e outras especificações.)

Consultorias

(Prestação de assessorias a instituições e empresas para promoção ou lançamento de marcas ou produtos.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Marketing

Ainda não há um conselho a nível federal para os tecnólogos em Marketing.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Marketing podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Marketing ou estudante da área. Conte-nos!

 

O Marketing é o principal responsável por acrescentar valor a um determinado produto ou setor

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Local de prova do Encceja 2025 disponível: confira cartão com orientações e horários

Candidatos participarão das provas do Encceja 2025 no primeiro domingo de agosto, dia 3. Provas serão aplicadas tanto pela manhã quanto pela tarde.


Fies 2025.2: inscrição encerra hoje, 18

São oferecidas mais de 74 mil vagas para financiamento de mensalidades de cursos de graduação em universidades públicas.


Fies 2025.2: inscrição aberta para mais de 74 mil vagas; veja quem pode se inscrever

Candidatos podem utilizar nota do Enem desde 2010 para concorrer a financiamentos do Fies


ProUni 2025.2: confira resultado e data da matrícula

Programa do MEC ofertou mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades privadas


MEC encerra inscrição do ProUni 2025.2 hoje (4)

Programa Universidade para Todos oferta mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades particulares


Inscrição do ProUni do 2º semestre de 2025 está aberta

É preciso que o candidato tenha feito as edições de 2023 ou 2024 do Enem. As inscrições seguem até o dia 04 de julho.


Taxa de inscrição do Enem 2025 pode ser paga até hoje (27)

A taxa de inscrição do Enem 2025 está no valor de R$ 85.


Inscrições do Enem 2025 encerram hoje (13)

O prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2025 vai até o dia 18 de junho.


Inscrição do Enem 2025 é prorrogada

Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.


Inscrição do Enem 2025 acaba hoje (6)

A taxa de inscrição do Enem 2025 precisa ser paga até o dia 11 de junho.


Inscrições do Enem 2025 estão abertas

Participantes do exame que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio estão pré-inscritos.


Edital do Enem 2025 é liberado: veja datas e regras das provas

Provas do Enem 2025 acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro