☰ MENU

Tecnologia em Mídias Digitais

O Tecnólogo em Mídias Digitais precisa ser antenado e estar sempre atento a novas tecnologias.

Publicado por Érica Caetano
O tecnólogo em Mídias Digitais precisa ser criativo e estar apto a atuar com as mais diversas plataformas tecnológicas

O desenvolvimento de novas tecnologias faz surgir também novas profissões. Um exemplo disso são os smartphones e a popularização das redes sociais, que foram determinantes para a criação de uma profissão dedicada às mídias digitais.

O tecnólogo em Mídia Digital é o profissional apto a trabalhar com toda a comunicação realizada por meio da internet, com os mais diversos conteúdos. Anúncios pagos em redes sociais como o Facebook e Instagram, banners de sites, textos com links patrocinados, comerciais em vídeos no Youtube e publicidade digital em ferramentas como o Google Adwords são alguns dos exemplos do que o profissional de mídia digital pode fazer.

Essas são algumas maneiras de trabalhar do tecnólogo em Mídias Digitais, mas não são todas. Há um leque bastante extenso neste segmento, com várias técnicas e ferramentas que podem ser usadas para a divulgação de empresas, marcas e pessoas em mídias digitais.

Para atender essa demanda no mercado de especialistas em gerar conteúdos para redes sociais, blogs e sites, com o objetivo de criar um relacionamento com os usuários, foi criado o curso de Tecnologia em Mídias Digitais.

Público-alvo

Para se tornar um tecnólogo em Mídias Digitais é preciso ser “antenado” no que diz respeito às principais tecnologias e inovações do mercado virtual, redes sociais, linguagens de programação, plataformas e afins. 

Gostar de trabalhar com internet também é fundamental. Ser criativo, curioso, de raciocínio rápido e estrategista também são diferenciais. Outra característica para quem deseja estudar Tecnologia em Mídias Digitais é gostar de buscar novos conhecimentos, pois esse mercado exige inovação constantemente.

Leia: 10 cursos para quem gosta de internet

O curso

O curso de Tecnologia em Mídias Digitais prepara o estudante para o trabalho em empresas de variados segmentos, em formatos multimídias diversos e em todas as formas de expressões consideradas artísticas em novos meios de comunicação, como redes sociais e aplicativos.

Ao final da graduação tecnológica, o profissional estará apto a projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mais diferentes mídias digitais, em parceria com profissionais de marketing, design, comunicação e informática.

Dentre as disciplinas estudadas estão as tidas como básicas e triviais como também aquelas mais específicas para a área de trabalho do tecnólogo em Mídias Digitais. 

Veja abaixo algumas delas:

•    Redação – produção e estudos; 
•    Cultura Digital; 
•    Educação e Produção do Conhecimento em Ambientes Virtuais;
•    Programação Web; 
•    Design de Web; 
•    Algoritmos para Tecnologia e Mídias Digitais;
•    Design de interface digital; 
•    Aplicativos para edição de imagens digitais;
•    Aplicativos para Animação Digital; 
•    Programação Web;
•    3D básico e avançado;
•    Usabilidade em Jogos Digitais;
•    Redes de computadores e Internet.

O curso de Tecnologia em Mídias Digitais tem duração média de 2 a 3 anos, tendo o trabalho de conclusão de curso obrigatório para a sua conclusão. 

Depois de formado, o profissional poderá buscar um curso de pós-graduação na área para se especializar e buscar o crescimento na carreira. O tecnólogo pode se especializar em marketing digital, design, animação e em cursos mais avançados de programação.

Mercado de trabalho

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, a área de mídias digitais vem ganhando grande espaço, pois a presença de empresas em mídias digitais é essencial para vendas e fortalecimento de marca.

O mercado está mais exigente quanto aos profissionais de mídias digitais e, aqueles que possuem conhecimento mais amplo nas técnicas e nas melhores ferramentas, largam com uma grande vantagem.

Segundo dados de uma pesquisa realizada com 40 Agências pela Associação Brasileira de Agências Digitais do Rio de Janeiro, cerca de 70% das vagas ociosas são para analistas de mídias digitais, por falta de profissionais qualificados.

Formas de atuação

O tecnólogo em Mídias Digitais é quem vai atender um público-alvo bem segmentado, desenvolvendo pesquisas de mercado, identificando e “influenciando” o comportamento de consumo, gerenciando marcas e promovendo idéias e ações de Mídias Digitais. Também estará apto a produzir e gerenciar recursos de texto e imagem para relações interativas em mídias digitais. 

O profissional poderá, ainda, associar inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital, sempre avaliando e especificando quais técnicas e tecnologias deverão ser utilizadas.

Ele pode atuar em empresas provedoras de acesso à internet e intranet, desenvolvedoras de softwares e de mídia interativa, design de games, processos de educação à distância (EaD), entre outras. 

Campos de Atuação

- Empresas de tecnologia;
- Desenvolvedoras de Software; e Mídia Interativa;
- Agências de Publicidade e Propaganda;
- Empresas de Marketing;
- Produtoras de Jogos Digitais;
- Empresas em geral – indústrias comércios e serviços;
- Portais de informação;
- Produtores de conteúdos digitais;
- Órgãos Públicos;
- Empresas provedoras de acesso à internet;
- Instituições de ensino;
- Institutos e centros de pesquisa.

Remuneração média

De acordo com o site Catho.com, a média salarial do Tecnólogo em Mídias Digitais é de R$ 1.800.

Exigência para o exercício da profissão

A exigência para exercer a profissão do Tecnólogo em Mídias Digitais é o diploma de conclusão de curso tecnológico. 

Relacionados

Orientação Vocacional

10 cursos para quem gosta de internet

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inep divulga tema da redação da reaplicação do Enem 2024

Tema da redação aborda assunto voltado ao cenário cultural do Brasil


Enem PPL 2024 e reaplicação do exame acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro

Provas do Enem PPL 2024 e reaplicação seguem mesma estrutura da versão regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)


Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil