Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. 10 cursos para quem gosta de internet

10 cursos para quem gosta de internet

Jornalistas, publicitários, engenheiros e designers são algumas das profissões para quem gosta de estar conectado.

Publicado por Érica Caetano
O curso de Publicidade e Propaganda atualmente envolve bastante o uso da internet em suas atividades de trabalho
O curso de Publicidade e Propaganda atualmente envolve bastante o uso da internet em suas atividades de trabalho

Algumas pessoas gostam tanto da internet e de tudo que ela proporciona que é impossível se imaginar estudando ou trabalhando sem estar conectado à rede. Pensando nisso, o Mundo Educação listou 10 cursos para quem gosta de internet. Confira!

1-    Audiovisual

O curso de Audiovisual tem por finalidade a formação de profissionais com competências na operação, supervisão e gestão de tecnologias aplicadas à produção audiovisual em diversas mídias, como a internet. 

O profissional de audiovisual edita imagens, vídeos e peças de áudio (locuções, efeitos e trilhas sonoras e musicais) para a internet e demais meios de comunicação, realiza trabalhos de programação audiovisual, produz peças em multimídia e filmes para YouTube, streaming e televisão, roteiriza peças de áudio para podcasts, cria filmes de animação, documentários, entre outros.

2-    Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda utiliza da criatividade e de técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Com o crescimento da internet como ferramenta de venda e propaganda, a graduação se expandiu consideravelmente para este segmento, como o marketing digital.

Atualmente, o publicitário precisa estar o tempo todo conectado para entender o seu público e estudar o mercado. Ele pode trabalhar na elaboração de estratégias de marketing digital e na criação de peças publicitárias de imagem, áudio e vídeo para a internet. 

3-    Jornalismo

Se engana quem acha que a carreira de quem faz Jornalismo está restrita às redações de jornais impressos e telejornais. Com o “boom” da internet e redes sociais, a grande maioria dos canais de comunicação, como jornais, revistas e emissoras de TV e rádio, está na internet por meio de sites e redes sociais.

Profissionais de Jornalismo são cada vez mais requisitados para atuar em portais de notícias e vídeos on-line, revistas eletrônicas, blogs profissionais, perfis de empresas e órgãos de comunicação em redes sociais e outros. É o chamado jornalismo digital.


4-    Designer Gráfico

O curso de Designer Gráfico trabalha na criação, no desenvolvimento e planejamento de layouts, cartazes, artes e afins para determinado segmento, instituição, empresa, seja o que for. Tanto o seu trabalho de curadoria e pesquisa quanto o de desenvolvimento são realizados principalmente pela internet. 

O designer gráfico pode se especializar em web design para a criação de sites e imagens para a internet. Quem se interessar por essa área precisa estudar a arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade de um site.

5-    Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software está voltado para os aspectos práticos da produção de sistemas de computadores e é um “prato cheio” para quem curte estar sempre conectado à internet. 

Para realizar algumas atividades essências do trabalho do Engenheiro de Software, como o desenvolvimento e manutenção de programas, sejam eles para computadores pessoais, dispositivos móveis ou servidores, é preciso estar ligado à rede mundial de computadores, a nossa famosa “net”. 

Então, se você pretende desenhar e programar software, dominar diversas técnicas de computação, como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros, vai sempre estar conectado a sua querida internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6-    Ciência de Dados

O curso de Ciência de Dados está em alta e agrada aqueles que gostam de trabalhar conectado à rede. A internet disponibiliza uma infinidade de dados sobre os mais diversos assuntos, e o mercado necessita de pessoas que coletam essas informações e saibam interpretá-las para determinado fim.

Os cientistas de dados podem trabalhar em empresas de marketing e comunicação, de tecnologia da informação, no mercado financeiro, em órgãos públicos e outros segmentos. Independente da área, a internet será a melhor amiga do profissional de Ciência de Dados.


7-    Tecnologia em Jogos Digitais

Se a sua preferência pela internet está ligada a games e diversão, o curso de Tecnologia em Jogos Digitais tem tudo a ver com você. O curso ensina a criar jogos para computadores, videogames e, principalmente, celulares. O mercado de jogos para smartphones cresce a cada ano e carece de bons profissionais.

Há também a possibilidade além do mundo dos games, como jogos educacionais e simuladores de situações reais, como já acontecem em alguns programas de autoescola. Independente da área, o profissional de Jogos Digitais deve gostar de tecnologia e de trabalhar conectado à internet.

8-    Tecnologia em Rede de Computadores

O curso de Redes de Computadores forma profissionais aptos a conceber, implementar, gerenciar e cuidar da manutenção de redes de servidores e computadores, ou seja, um trabalho que só é possível de ser executado com o uso da internet.

Além da internet, o tecnólogo em Redes de Computadores precisa gostar de estudar fundamentos de eletroeletrônica e normas e legislações ambientais, trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho.

9-    Tecnologia em Sistemas para Internet

Quem pretende fazer o curso de Sistemas para Internet, como o próprio nome da graduação já diz, vai aprender a planejar, desenvolver e gerenciar diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web, já que por trás de um site existe toda uma estrutura que permite o acesso às informações. 

A internet está totalmente interligada a este curso. Além de desenvolver e realizar manutenção em sites, quem estuda o curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet também poderá administrar blogs, portais, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de página eletrônica. 

O profissional em sistemas para internet é um dos responsáveis por manter um site acessível mesmo com um grande número de acessos. Ele precisará gerenciar as atividades, analisando o perfil dos seus usuários, controlando as atualizações e selecionando até os anúncios que serão veiculados nas páginas que controla.

10-    Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação também está diretamente ligado a internet. Isso se deve ao fato de basicamente todo o curso explorar bastante a rede mundial de computadores. 

Quem cursa Ciência da Computação acaba tendo que explorar bastante esse mundo virtual para ter conhecimento e realizar toda a linguagem de programação, já que a graduação ensina o universitário desde a fundamentação teórica que existe por trás das linguagens da programação até os sistemas mais complexos relacionados a processos de informação da web, como planejamento e implementações de determinados softwares dentre outros.

Veja também

Mackenzie solta resultado do Vestibular EaD 2021/2
Convocados para as mais de 18 mil vagas devem fazer registro acadêmico pela internet até dia 21 de maio

Etecs (SP) liberam resultado dos pedidos de redução do Vestibulinho 2021/2
Prazo de inscrições para seleção das Escolas de Tecnologia do Estado de São Paulo segue até 2 de junho

PUC Goiás está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Universidade oferece 3.464 vagas em cursos de graduação das áreas de exatas, humanas e biológicas

Inscrições do Vestibular de Inverno 2021 da UCS (RS) são recebidas
No total, somando todas as formas de ingresso, a oferta de vagas da UCS é de mais de 5,7 mil vagas.

FGV encerra inscrições para Vestibular 2021/2 de Administração
Processo seletivo terá duas etapas. Provas serão aplicadas pela internet, por meio de plataforma específica.

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj