1ª chamada da lista de espera do Vestibular 2019 da Fuvest é liberada
Esta também pode ser considerada a 6ª convocação do Vestibular 2019. Os convocados deverão se matricular até amanhã, dia 08, às 12h
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) soltou nesta quinta-feira, 07 de março, a relação de 1ª chamada da lista de espera (ou 6ª chamada) do seu Vestibular 2019. Confira:
1ª chamada lista de espera Fuvest 2019
Os convocados deverão se matricular até amanhã, dia 08, às 12h. Na ocasião, é necessário entregar uma foto 3x4, datada, tirada em menos de um ano, além dos originais e cópias dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- CPF;
- Documento de identidade.
Caso ainda restem vagas, a Fuvest fará outras convocações nos dias 12, 15 e 20 de março. As orientações para matrícula dos aprovados nesta chamada podem ser consultadas no Manual do Candidato e pelo site da Fundação.
A lista de espera é composta por todos os candidatos aprovados na carreira e modalidade de inscrição e que não foram convocados para matrícula, obedecendo a ordem decrescente da nota final bem como o percentual destinado pelas modalidade de ingresso.
As vagas não ocupadas após a quinta chamada serão preenchidas, pela USP, mediante utilização desta lista de espera.
Provas
Os 127.786 inscritos no Vestibular 2019 da Fuvest, 10.586 não compareceram à primeira fase, realizada em 25 de novembro de 2018, gerando uma abstenção de 8,3%. Foi o menor índice de faltosos da etapa em oito anos.
Os mais de 115 mil estudantes que estiveram presentes na etapa tiveram que responder 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Os aprovados nesta etapa foram conhecidos em 10 de dezembro e passaram pelas provas da 2ª fase nos dias 06 e 07 de janeiro. No total, 35.371 candidatos foram convocados para as provas, mas 8,1% faltaram. A quantidade de ausentes foi a mesma que o vestibular de 2018.
No primeiro dia, os estudantes responderam dez questões discursivas de português. As provas desta disciplina tiveram itens que cobravam conhecimentos em quadrinhos, propaganda, música, textos acadêmicos, publicações jornalísticas informativas, poesia e prosa.
Ainda no primeiro dia da 2ª fase do vestibular 2019 da Fuvest, os inscritos produziram uma redação com o tema “A importância do passado para a compreensão do presente”.
No segundo dia da segunda fase do vestibular 2019 da Fuvest, os inscritos responderam 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido.
Acesse aqui os cadernos de provas!
A Fuvest ofertou 8.362 vagas gratuitas na USP. Os cursos são ministrados em São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Esta edição tem 40% das vagas para cotas, ou seja, 2.331. Destas, 1.475 são para estudantes de escolas públicas, independente de etnia, e 756 são para os alunos da rede pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
SiSU na USP
A USP também ofereceu vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. Pelo SiSU, foram 2.785 vagas, sendo 2.233 para ações afirmativas (cotas) e as demais 552 para ampla concorrência. Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Méio (Enem) 2018 puderam se inscrever.
Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.