Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2019: veja o gabarito e como foi a primeira fase

Fuvest 2019: veja o gabarito e como foi a primeira fase

Etapa abordou temas atuais, como mitos políticos, diferença de salário entre homens e mulheres, negação de problemas ambientas, entre outros.

Publicado por Adriano Lesme
26/11/2018 09h04 , atualizado em 26/11/2018 10h49

A Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) divulgou os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2019. As provas foram realizadas na tarde de ontem, 25 de novembro.

Baixe as provas e gabaritos da 1ª fase Fuvest 2019

Os candidatos fizeram as provas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Entre os 127.786 inscritos, 10.586 não compareceram à primeira fase, gerando uma abstenção de 8,3%. É o menor índice de faltosos da etapa em oito anos.

Como foi a 1ª fase

Os mais de 115 mil estudantes que estiveram presentes na etapa tiveram que responder 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, a primeira fase trouxe questões com temas atuais e que foram objeto de debate/polêmica ao longo do ano de 2018. 

Entre os temas atuais abordados estão: diferenças salariais entre homens e mulheres, refugiados, problemas ambientais que estão sendo negados por políticos, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reflexão sobre mitos políticos e imigração para os EUA.

Célio também destaca as questões de diferentes disciplinas que dialogaram entre si, como questões das provas de Biologia e Linguagens que abordavam a vacinação. "No entanto, as questões tradicionais e exigentes de Física e Matemática também estavam presentes, como sempre se espera da Fuvest", finaliza o diretor pedagógico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2ª fase

O resultado da primeira fase da Fuvest será divulgado no dia 10 de dezembro. Nesse dia, tambem sairão os locais da próxima etapa. A segunda fase está marcada para os dias 6 e 7 de janeiro de 2019.

Dia 6 de janeiro: provas discursivas de Português (10 questões) e Redação

Dia 7 de janeiro: provas discursivas de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido, no total de 12 questões

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas também deverão fazer testes de habilidades específicas de 16 de dezembro a 11 de janeiro. 

Veja como se preparar para testes de habilidades

O resultado do Vestibular 2019 da Fuvest deve sair no dia 24 de janeiro. 

Vagas

O Vestibular 2019 da Fuvest oferece 8.362 vagas gratuitas na Universidade de São Paulo (USP). Os cursos são ministrados em São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Esta edição tem 40% das vagas para cotas, ou seja, 2.331. Destas, 1.475 são para estudantes de escolas públicas, independente de etnia, e 756 são para os alunos da rede pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. 

Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.

Veja também

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas