63 mil inscritos: concorrência do Vestibular 2022 da Unicamp é divulgada
Vestibular 2022 registrou 63 mil inscritos. As provas da 1ª fase estão agendadas de acontecerem no dia 07 de novembro.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira, 28 de setembro, a concorrência do seu Vestibular 2022. Confira:
Concorrência Vestibular Unicamp 2022
Estão inscritos no Vestibular 63.297 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação. A relação candidatos-vaga geral passou de 24 para 24,9% este ano.
O número de inscritos na seletiva é menor se comparado ao Vestibular do ano passado, quando a Comvest havia registrado um recorde histórico de 77.653 inscritos.
Contudo, a Universdidade manteve o índice de cerca de um terço de estudantes oriundos de escolas públicas, e o percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos próximo dos 20%.
As dez carreiras mais procuradas no Vestibular Unicamp 2022 são:
- Medicina: 324,7 candidatos por vaga;
- Arquitetura e Urbanismo: 81,1 candidatos por vaga;
- Ciência da Computação: 48,8 candidatos por vaga;
- Ciências Biológicas: 46,88 candidatos por vaga;
- Engenharia da Computação: 41,3 candidatos por vaga;
- Comunicação Social-Midialogia: 41,1 candidatos por vaga;
- Farmácia: 31,5 candidatos por vaga;
- Enfermagem: 28,7 candidatos por vaga;
- Ciências Econômicas (Integral e Noturno): 26,8 e 26,0, respectivamente ;
- História: 25,6 candidatos por vaga
Inclusão social
O percentual de estudantes de escolas públicas registrado foi de 30,5%. O índice de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 19,1% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 10,7% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2022.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a queda era esperada diante do contexto de desmobilização estudantil e também forte crise econômica que faz com que muitos adiem sua preparação ou mesmo o ingresso em uma universidade pública.
A queda de inscritos no Enem e a diminuição de pedidos de isenção de taxas foram outros indícios que apontavam para a queda. Diante disso, José Alves ressaltou a importância de a Comvest ter estendido o prazo final para as inscrições.
O percentual de estudantes inscritos que foram beneficiados pela isenção da taxa de inscrição está entre os maiores dos últimos anos, com 11,5% do total de candidatos, representando 7.267 inscritos.
Os pedidos de redução de 50% da taxa de inscrição já foram recebidos. O desconto foi recebido por quem preenchesse os critérios de escolaridade e renda abaixo:
- Pessoas que sejam estudantes: ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação;
- Remuneração de até dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.
Os pedidos de isenção de taxa de inscrição também já foram recebidos de candidatos que se encaixassem nestas três modalidades:
I – Candidatos de baixa renda (Modalidade 1): será necessário apresentar inscrição no CadÚnico do governo federal;
II – Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp (Modalidade 2);
III – Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno (Modalidade 3).
Estão isentos do pagamento 8.327 candidatos, número abaixo apenas das edições de 2021 (11.781) e 2019 (8.653).
Resultado isenção Unicamp 2022
Num primeiro momento, a Modalidade 1 tinha o limite de 6.680 isenções, mas a Unicamp beneficinou 7.186 candidatos. A categoria 2 registrou 38 beneficiados, já a 3 teve 1.103 isentos.
Aqueles que não tiveram seus pedidos de isenção aceitos pela Unicamp puderam entrar com recursos, pelo site do Vestibular.
Conforme explica o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.
A Unicamp também oferta outras vagas para 2022 através das seguintes seletivas discriminadas abaixo:
- Enem-Unicamp: 639 vagas
- Vestibular Indígena: 49 vagas regulares e 81 vagas adicionais
- Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares e 8 oportunidades adicionais
As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022.
PAAIS
Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar também o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Confira como funciona a bonificação:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Provas
As provas de habilidades específicas para o curso de Música terão aplicação da primeira etapa no período de 15 a 24 de setembro. A segunda fase ocorrerá de 22 a 28 de outubro.
As provas da 1ª fase estão agendadas de acontecerem no dia 07 de novembro. Os inscritos deverão responder 72 questões refrentes a disciplinas do ensino médio.
Leia também: 5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp
Os aprovados na primeira etapa deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 09 e 10 de janeiro de 2022. Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos.
Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp
Candidatos concorrentes a cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE) que não seja a graduação de Música, fazem provas no período de 13 a 15 de janeiro de 2022, conforme o curso concorrido.
O resultado está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro de 2022. Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.