☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Candidatos do Enem 2014 podem ser prejudicados por falta de limite no uso de redes sociais e selfies

Candidatos do Enem 2014 podem ser prejudicados por falta de limite no uso de redes sociais e selfies

No ano passada, foram excluídos 36 participantes por postagens em redes sociais durante as provas

Publicado por Érica Caetano
07/11/2014 11h00 , atualizado em 07/11/2014 12h37

O uso das redes sociais em dispositivos móveis, como em aparelhos celulares, tablets e afins, cresceu significativamente nos últimos anos. Notamos isso principalmente entre os jovens, que se mostram cada vez mais dependentes destes itens e seus respectivos aplicativos, como o Instagram, Facebook e Twitter. Para eles, não há limite nas postagens.

No entanto, o uso exacerbado dessas redes em determinadas situações podem prejudicá-los de forma muito séria. Dentre os casos em que elas podem ser prejudiciais ao estudante, está no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana, dias 08 e 09 de novembro.

Apesar de o Edital explicar e deixar muito claro a proibição de aparelhos eletrônicos durante as provas, ainda assim há candidatos que infringem as regras e tentam desafiar o sistema de segurança do Exame. Além de estarem portando, ainda tentam utilizar os mesmos durante a realização das provas. 

Super Vestibular fará correção comentada do Enem! Saiba mais aqui!

Na edição do Enem de 2012, 65 candidatos foram eliminados do processo seletivo por postarem imagens referentes às provas nas redes sociais. No ano passada, foram excluídos 36 participantes, sendo 24 no primeiro dia de provas e outros 12 no segundo. As famosas “selfies” também estão terminantemente proibidas. Aqueles estudantes que realizarem postagens de si mesmo no seu local de prova, ou do caderno e cartão de respostas do Exame, mesmo que estejam em branco, poderão ser eliminados.

E caso o candidato ainda consiga que se passe despercebido tais atos pelos fiscais de sala, é bom lembrar que a equipe do Ministério da Educação (MEC) realiza monitoramento durante as provas, por meio de hashtags e outros métodos, para localizar estudantes que ainda tentem efetuar tais postagens. No ano passado, aqueles que foram identificados, foram eliminados antes mesmo dos testes serem encerrados.

Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inclui no Edital que rege o Exame as restrições e obrigações dos participantes a fim de alertá-los sobre os riscos de eliminação. Entretanto, uma parcela significativa ainda ignora ou desconhece as regras estabelecidas, o que vem resultando em crescentes índices de desclassificação.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o candidato deve comparecer ao local de prova com antecedência às 13h, quando os testes serão iniciados. Posterior a este horário, ele será automaticamente impossibilitado de participar do processo seletivo. Por isso, quanto mais cedo se apresentar, menor o risco de eliminação. 

Acesse o seu Cartão de Confirmação de Inscrição!

Durante a realização das provas, o candidato deverá portar apenas caneta esferográfica de tinta preta de material transparente, documento de identificação com foto e Cartão de Confirmação de Inscrição. Esses itens são obrigatórios. Objetos como lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais são proibidos. 

Além disso, dispositivos eletrônicos, como calculadora, agenda eletrônica, celular, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens também são vedados. Candidatos com armas, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros, se detectados, também são desclassificados do certame.

Segundo recomendações expressas no Edital, ao ingressar na sala de aula, o estudante deverá guardar o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, sob pena de eliminação. A embalagem deve ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até o término das provas. Caso contrário, o estudante é automaticamente desclassificado do Exame e só poderá fazer outro Enem no ano seguinte. 

O que deve ser refletido é se realmente vale a pena desperdiçar a intensa rotina de estudos e essa grande oportunidade da vida acadêmica por falta de atenção ou por fotos em redes sociais que, no final das contas, de nada valerão, se o estudante for eliminado. Com certeza não vale o risco, não é verdade? Então, fique atento e siga as regras de forma correta. Boa sorte!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho