O Ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, concederam entrevista coletiva na tarde de hoje, 07 de novembro, em Brasília (DF), sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. As provas serão aplicadas neste sábado (08) e domingo (08) em 1.661 cidades brasileiras.
Na oportunidade, os dois reforçaram que o participante deve ler todo o edital e não se esquecer de levar os documentos e a caneta específica (esferográfica, transparente e preta). “O Inep vai trabalhar com muito rigor para poder cumprir com tudo que está detalhado no Edital”, ressaltou Soares.
De acordo com o ministro, o exame envolve uma grande logística, por isso começou a ser preparado assim que acabou a edição anterior. “Contamos com muitos parceiros para garantir que o estudante faça as provas com segurança”.
Ambos destacaram que, de acordo com o que foi divulgado no Edital, haverá atendimento especializado para todos os participantes que têm algum tipo de deficiência. “Teremos pessoas treinadas e selecionadas especialmente para acolher os candidatos. Vamos tentar amenizar todos os tipos de dificuldades", afirmou Paim.
Quanto ao uso do celular, o ministro foi enfático: “O aparelho terá que ser guardado e ninguém poderá usá-lo dentro da sala de aplicação das provas e nem fazer autorretratos (selfies)”. Segundo ele, fiscais e chefes de salas terão poder e prerrogativa de abordar as pessoas a qualquer momento, em caso de suspeitas.
No ano passado, os participantes fizeram reclamações sobre o estado das salas onde foram aplicadas as provas, o uso de carteiras de criança, calor, entre outras. De acordo com o Paim, foram feitas verificações, mas as condições de determinados municípios são essas e não há como fazer investimento necessário para melhorar a infraestrutura. O Enem será realizado em 242 mil salas de aula distribuídas em 18 mil locais de prova.
Ao final da entrevista, o ministro alertou os participantes para a responsabilidade de terem se inscrito e os convocou a não faltarem. “Temos um custo envolvido no exame (R$ 52 por aluno) e é preciso conscientizar das consequências de não comparecer nos dias dos exames”. O resultado do Enem 2014 é esperado para o início de janeiro de 2015.