As provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ocorreram entre as 13h e as 17h30, horário de Brasília (DF), deste sábado, 08 de novembro. Ao todo, 8.721.946 estudantes foram esperados em 1.661 municípios, em seus respectivos locais de prova. O Ministério da Educação (MEC) só divulgará a abstenção na próxima semana.
Hoje, os inscritos responderam 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).
O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, já está disponibilizando, em tempo real, a correção comentada das provas do 1o dia do Enem 2014.
Enem 2014: acompanhe a correção comentada!
Foram registradas postagens de fotos na internet de supostos cartões de resposta da prova. Entretanto, conforme o Ministro da Educação (MEC), Henrique Paim, alertou na tarde de ontem (07), não é permitido que os participantes utilizem celular na sala onde são aplicados os exames. O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está monitorando as redes sociais e, caso sejam detectadas postagens, os candidatos serão eliminados. De acordo com o MEC, até o momento, houve o registro de 65 eliminações.
A inscrita no Exame Edivania Florinda de Assis morreu durante as provas, em Olinda (PE). O MEC e o Inep liberaram no final da tarde de hoje um nota lamentando o acontecimento.
Para os 69.396 candidatos sabatistas, a prova começou às 19h. Por questões religiosas, os mesmos só puderam iniciar os testes quando o pôr do sol finalizou totalmente, já que eles guardam o sábado por convicção religiosa, ou seja, só trabalham ou estudam após o pôr do sol.
Segundo dia
Amanhã, 09 de novembro, a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Das 13h às 18h30, os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.
Os participantes devem chegar ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. O Enem começa às 13h, horário de Brasília, portanto, os estudantes que moram em Estados com horário diferente devem ficar atentos para o horário em que a prova irá ser aplicada na sua cidade.
Apenas um documento original de identidade com foto é obrigatório para as provas, mas é recomendável que o participante leve também o Cartão de Inscrição. Entre os materiais, somente uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente será permitida. Objetos como lápis, lapiseira e borracha, devem ser colocados na embalagem a ser distribuída na entrada da sala e depositada na parte inferior da carteira.
Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?
O que não levar e não fazer no dia do Enem
Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o participante deverá ler todas as instruções antes de preenchê-los. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Muitos candidatos acabam tendo a prova anulada por esquecer-se destes detalhes.
Durante as provas, os participantes poderão sair para ir ao banheiro e beber água, sempre acompanhado de um fiscal. Caso queiram, podem levar água em um recipiente transparente e barras de chocolate e cereais. Os cadernos de provas poderão ser levados somente pelos candidatos que saírem nos últimos 30 minutos. Além disso, os três últimos candidatos deverão sair juntos.
Quem não fez a prova hoje pode realizá-la amanhã. Contudo, as notas de somente um dia não serão suficientes para que o aluno seja aprovado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni).