Consulta aos locais de prova do Enem 2019 estará disponível no dia 16
Inep divulgou a data de liberação dos locais de prova faltando exatos 30 dias para o primeiro dia de provas do Enem 2019
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, 03 de outubro, faltando exatamente um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, a data em que será liberada a consulta aos locais de prova.
De acordo com o órgão, os mais de cinco milhões de inscritos poderão ter acesso ao endereço de provas do Enem 2019, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), a partir do próximo dia 16. As provas acontecem nos dias 03 e 10 de novembro.
A consulta ao cartão poderá ser feita pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play.
Veja 7 melhores dicas para o Enem!
Com o Cartão em mãos, os inscritos deverão conferir o número de sua inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.
No Edital do Enem não há nada sobre a obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição no dia das provas, mas é recomendável que o participante esteja munido dele a fim de facilitar a sua chegada ao local em que passará pelo exame.
Veja o que levar e o que fazer no dia das provas:
Este ano, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares. Serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pela fiscal, ou seja, o alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.
Provas
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em 1.727 municípios brasileiros. Mais de 54 mil malotes de prova serão distribuídos para 11.227 coordenações.
Os candidatos devem chegar com antecedência, já que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília, tendo início a aplicação às 13h30, em ambos os dias.
No total, os inscritos vão produzir uma redação e responder 180 questões objetivas. Veja abaixo a distribuição das provas do Enem 2019:
Domingo, 03 de novembro, das 13h30 às 19h
Uma redação
45 questões de Linguagens e Códigos
45 questões de Ciências Humanas
Domingo, 10 de novembro, das 13h30 às 18h30
45 questões de Ciências da Natureza
45 questões de Matemática
A previsão é que as notas do Enem 2019 sejam divulgadas em janeiro de 2020.
Por que fazer o Enem?
É interessante fazer o Enem 2019 porque, com as notas em mãos, elas poderão ser usadas em várias oportunidades. Veja algumas:
• Participar do SiSU, ProUni e Fies
• Cadastrar-se em vestibulares de várias universidades
• Ingressar em universidades portuguesas
Estude para o Enem no Super Vestibular
O Super Vestibular oferece várias dicas de estudo, simulados, exercícios e conteúdos de todas as disciplinas do ensino médio para você acessar quantas vezes quiser.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2019.