Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

Super Vestibular e Curso Poliedro reuniram as sete melhores dicas para se preparar para o Enem com sucesso.

Publicado por Adriano Lesme

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante da vida de muitos jovens brasileiros. Sair bem no Enem pode significar uma vaga em universidade pública ou bolsa ou financiamento em faculdade particular. Por causa disso, a preparação para a prova deve ser levada a sério.

A preparação para o Enem exige tempo, disciplina e foco. Em parceria com o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar, o Super Vestibular separou 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem. Confira!

Tópicos deste artigo

1) Elabore um cronograma de estudos

A primeira grande dica é planejar seus estudos para o Enem com metas semanais. Assim fica mais difícil de perder-se ao longo das semanas em meio ao conteúdo denso. Inclua todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando tópicos que mais pesam nesta prova e que você tem mais dificuldade. 

Você pode montar um cronograma de estudos para o Enem, separando os horários das aulas, momentos de estudo em casa e tempo para descanso, lazer e atividade física.

2) Escolha um ambiente de estudo

Agora que você já sabe quando deve estudar, chegou a hora de definir onde. Um ambiente de estudo ideal é aquele que contém iluminação, ventilação e ausência de ruídos. Escolha um ambiente da sua casa com essas características e longe de distrações como televisão, comida e celular. Lembre-se que no seu cronograma de estudos você já separou um tempo para o “ócio”. Se não consegue se concentrar em casa, procure uma biblioteca ou cafeteria.

3) Comece pelos exercícios mais simples

Não inicie os estudos pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse o Exercícios Mundo Educação

4) Faça simulados para o Enem

Permanecer horas focado e concentrado na resolução de questões não é uma tarefa simples. Por isso, o treino é essencial. Segundo Vinicius Haidar, o Simulado Enem auxilia na definição de quais matérias precisam de mais dedicação nos estudos e que o ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova”.

Além dos simulados que sua escola ou cursinho aplicam, você pode fazer um Simulado online e gratuito para o Enem aqui no Super Vestibular.

5) Pratique redação

A redação é, talvez, a prova mais importante do Enem. Grandes universidades dão um peso maior para a redação do Enem nos seus vestibulares ou no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por isso, escreva, pelo menos, uma redação por semana. 

Veja dicas de redação para o Enem

Escolha temas atuais, leia jornais e se informe sobre os problemas sociais do Brasil. “A leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é indispensável para o candidato se preparar e ter conhecimento para a produção da redação do Enem”, aponta o coordenador do Poliedro.

Um bom lugar para praticar a redação é no Banco de Redações do Brasil Escola, nosso parceiro.

6) Tire suas dúvidas

Durante os estudos, várias dúvidas podem aparecer. Anote todas elas e recorra ao professor para saná-las. Se você não anotar na hora, vai esquecer e só vai lembrar na hora da prova. Caso não esteja frequentando aulas e precisa que sua dúvida seja rapidamente esclarecida, acesse o Mundo Educação e pesquise a matéria que está tendo dificuldade.

7) Cuide da saúde

Algo não menos importante, mas que passa despercebido por alguns alunos e colégios, é o tempo para cuidar da saúde física e mental. A ausência de cuidados com a saúde pode afetar diretamente a qualidade dos estudos. 

Entenda como equilibrar estudo e descanso

“É preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação, sem cometer exageros. Antes das provas, procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os integrais, que reduzirão o seu apetite durante a realização do Enem” - aconselha Haidar.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa