Enem 2019: professores comentam o que esperar da prova de Ciências da Natureza
Questões de Biologia, Física e Química costumam ser as mais difíceis do Enem. Domingo também terá prova de Matemática.
A prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a mais esperada por quem deseja ingressar em Medicina e demais cursos da área da saúde. Com questões de Biologia, Física, Química, a prova tem um caráter interdisciplinar e é considerada por estudantes e professores a mais difícil do Enem.
Para auxiliar os participantes que irão encarar essa prova no próximo domingo, 10 de novembro, professores comentam o que esperar das questões.
Física
O professor de física e coordenador do Curso Poliedro Campinas, Vitor Ricci, afirma que os temas de física que mais caíram nas dez últimas edições do Enem foram ondulatória e circuitos elétricos.
Segundo Vitor, o candidato precisa saber trabalhar com a equação fundamental da ondulatória (v=λ.f), conhecer os fenômenos ondulatórios, entender a montagem de circuitos elétricos, saber calcular potência elétrica, resolver os problemas clássicos de consumo mensal de energia e entender sobre as propriedades de associação em série em paralelo.
Sobre o nível da prova, o professor do Poliedro espera que as questões sejam equilibradas. “Para que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) possa funcionar, o Enem precisa ter questões fáceis, médias e difíceis”, explica. Como dica, Vitor recomenda resolver primeiro as questões fáceis, depois as médias e, no final da prova, as difíceis. “Não adianta ficar batendo cabeça em uma questão difícil e deixar fáceis sem responder”.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Biologia
O professor de Biologia do Mundo Educação, Fred da Mata, comenta que a prova da disciplina no Enem é pautada pela Ecologia. Dentro desse assunto, o professor lista os seguintes temas: desequilíbrios ambientais, como acidentes de Mariana e Brumadinho; relações ecológicas, cadeia e teia alimentar; e ciclos biogeoquímicos (cilos do carbono, água e nitrogênio).
Outros assuntos que aparecem com frequência nas questões de Biologia são:
- Bioquímica (saber a diferença entre organismos geneticamente modificados e transgênicos);
- Evolução (conceitos do Darwinismo);
- Fisiologia e Anatomia Humana (sistemas do corpo humano, programas de saúde, vacina e soro);
- Biologia Celular (composição bioquímica, metabolismo celular e fotossíntese).
Química
No ano passado, as questões de química foram consideradas as mais difíceis do Enem. O professor da disciplina do Mundo Educação, Murilo Xoven, acredita que o alto nível deve se manter. “Nos últimos anos as questões de química assemelharam-se ao nível dos grandes vestibulares, como a Fuvest”, comenta o professor.
Xoven listou o top 10 assuntos de Química que sempre aparecem no Enem:
1) Atomística (modelos atômicos, partículas fundamentais, distribuição eletrônica);
2) Tabela periódica (interpretar a tabela, propriedades periódicas e aperiódicas);
3) Funções Inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos);
4) Estequiometria (cálculo de massa, massa atômica, mol, grandeza, pureza, excesso etc);
5) Soluções (solubilidade, concentração, diluição, misturas e titulação);
6) Termoquímica (entalpia, análise de gráfico, reações endotérmica e exotérmica, Lei de Hess, entropia e energia livre);
7) Radioatividade (conceito, emissões, cinética radioativa, fissão e fusão nucelar);
8) Eletroquímica (pilhas, eletrólise, oxirredução, corrosão);
9) Química Orgânica (histórico, cadeias carbônicas, nomenclatura, hibridação, funções orgânicas, propriedades dos compostos orgânicos, isomeria, reações orgânicas, polímeros, bioquímica).
10) Química Ambiental (efeito estufa, gases poluentes, poluição da água, camada de ozônio, chuva ácida).
Correção Ao Vivo
O Mundo Educação trará a correção comentada em tempo real do segundo dia do Enem 2019 a partir das 18h30 de domingo. Além da prova de Ciências da Natureza, também serão resolvidas as questões de Matemática. A resolução será feita pelos professores do Oficina do Estudante.
O gabarito oficial do Enem 2019 será divulgado na quarta-feira, dia 13. O resultado é esperado para janeiro de 2020.