Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Escolas realizam atividades de relaxamento para o Enem 2019

Escolas realizam atividades de relaxamento para o Enem 2019

Atividades como ioga, festas na piscina, encontro com a família, meditação e outras ajudam a deixar estudantes menos ansiosos

Publicado por Silvia Tancredi
05/11/2019 19h32 , atualizado em 06/11/2019 11h35
Crédito da Foto: Oficina do Estudante
Crédito da Foto: Oficina do Estudante
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante

Com objetivo de ajudar estudantes a ficarem mais tranquilos, escolas estão promovendo atividades de relaxamento dias antes das provas do Enem 2019. Algumas estimulam práticas físicas, como ioga. Outras, atividades lúdicas e encontros com familiares.

O Enem 2019 começou no último domingo (3). Dois dias antes, 200 jovens do terceiro ano do ensino médio do colégio Oficina de Estudante, de Campinas (SP), participaram de meditação guiada, aulas com um coach e práticas de ioga. 

Segundo o diretor do colégio, Antunes Rafael dos Santos, tão importante quanto a parte cognitiva é a parte do autoconhecimento e autocontrole, que podem ser aprendidos e administrados. Para o profissional, sem eles, um aluno pode, por exemplo, ter um branco na hora da prova e até desenvolver crises de ansiedade.

“Para passar no Enem não basta apenas ter conhecimento acadêmico, mas, também, inteligência emocional”, acredita o diretor Antunes Rafael dos Santos

Psicológico

Bruno Vieira, 19 anos, de Minas Gerais, foi um dos participantes do encontro da escola de Campinas. Ele mudou-se para a cidade para se preparar com a intenção de ingressar no curso dos seus sonhos: Engenharia Mecatrônica.  

O mineiro estudou em escola pública e não viu todas as matérias abordadas no Enem 2019, o que tornou o processo de preparação mais complicado. “Dá vontade de desistir toda hora. Mas, a Rafa (psicóloga), me ajudou muito. Até isso, a gente aprende aqui. E eu tô na luta”. 

Conforme a própria psicóloga Rafaela Mugnaro conta, alunos com potencial incrível desistem no meio do caminho devido às dificuldades. Mas, para ela, essa não é a solução, uma vez que os obstáculos na vida adulta só crescem. 

“Precisamos aprender a lidar com as dificuldades da melhor forma possível, e não nos esquivar dos problemas, que são, na verdade, aprendizados. Em suma, não importa tanto o que acontece com a gente, mas a forma com que respondemos a isso”, acredita. 

Família

Reunião pré-Enem entre pais e alunos no Colégio Mopi
Crédito: Colégio Mopi

Também visando relaxamento antes da maratona de provas do Enem 2019, o colégio Mopi, situado no Rio de Janeiro, realizou um encontro lúdico e, ao mesmo tempo, emocionante, do qual participaram não só estudantes como também seus pais. 

Para aliviar a ansiedade, os adolescentes contaram com festa na piscina, ioga para relaxamento, caça ao tesouro, aulas diferentes, entre outras práticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Ao final do evento, os estudantes foram até uma sala onde havia frases, textos e fotos deles, desde a educação infantil até agora, fim do ensino médio, com mensagens das famílias. 

De acordo com a psicopedagoga e orientadora educacional do colégio Mopi, Adriana Ferreira, a presença da família é importante e funciona como força-tarefa aliada no equilíbrio emocional e na diminuição do nível de ansiedade. 

“É como se sua família estivesse validando suas escolhas e dizendo, de certa forma, estamos com vocês, apoiando e ajudando-o a entender a família como parceira”, analisa a profissional. 

Pai lê carta para filha durante evento pré-Enem no colégio Mopi
Crédito: Colégio Mopi

Como relaxar?

Para a psicopedagoga Adriana Ferreira, atividades que proporcionam prazer aos estudantes às vésperas do Enem e o desenvolvimento de ações que promovam uma baixa no movimento de ansiedade após um ano de bastante estresse são muito importantes. 

“São momento de alegria e de felicidade em que uma série de hormônios, como a dopamina e serotonina, é lançada na corrente sanguínea, impactando na área de bem-estar do estudante e, consequentemente, fazendo com que ele reduza a ansiedade”, resume.   

Atividades como Ioga, por exemplo, estimulam o aprendizado de movimentos respiratórios que vão ajudar os estudantes, inclusive, durante a prova.

“Exercícios de ioga ajudam a reduzir o estresse e baixar a adrenalina durante o exame. Quando os alunos se lembrarem desses exercícios durante o Enem, poderão, ainda, ganhar tranquilidade e tempo”, acredita a psicopedagoga  Adriana Ferreira

Veja dicas de relaxamento para o Enem 2019:

  • Faça atividade física, como ioga e natação
  • Preste atenção à alimentação
  • Durma cedo
  • Procure apoio na família
  • Faça atividades relaxantes
  • Assista a filmes/séries para descansar a mente
  • Tenha pensamentos otimistas
Alunos do Oficina do Estudante participaram de atividade de relaxamento antes do Enem
Crédito: Oficina do Estudante

Enem 2019

No próximo domingo, 10, serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A correção comentada do segundo dia do Enem será realizada a partir das 18h30. O gabarito extraoficial do primeiro dia já está disponível. Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro.

Veja também

IFPE divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
Agora, aqueles que queiram interpor recursos terão até amanhã, dia 05, para apresentá-los.

UFMS está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2022
A oferta é de 1.200 vagas distribuídas entre os cursos de Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. Serão 400 vagas para cada curso.

UnB recebe inscrições do Vestibular Indígena 2022/2
Interessados podem se inscrever até 21 de julho. São 81 vagas para 42 cursos de graduação.

IFTO informa relação de aprovados do Vestibular 2022/2
Candidatos convocados deverão fazer pré-matrícula pela internet e se matricular posteriormente no campus.

UECE solta resultado do Vestibular 2022/2
Os candidatos passaram por duas etapas de provas, aplicadas no início e final do mês de maio.

Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) acontece hoje (03)
O exame será realizado das 13h30 às 17h30. Os portões de acesso aos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30.

2ª fase do Vestibular de Inverno 2022 de Medicina da Unitau (SP) é aplicada neste domingo (3)
Na prova de amanhã, os candidatos terão de produzir uma redação e resolver questões discursivas de Química e Biologia.

Nordeste: Provas da UEMA e UECE do Vestibular EaD 2022/2 são aplicadas amanhã (3)
Candidatos aos cursos da UEMA disputam 3.510 vagas, já os vestibulandos da UECE concorrem a 1.260 vagas.

Provas do Vestibular 2022 da ESPM são aplicadas neste domingo (3)
Candidatos terão de responder a 80 questões objetivas e produzir uma redação no período das 10h às 15h.

Edital do Vestibular 2023 da UFPR é publicado
Instituição receberá as inscrições do processo seletivo entre os dias 18 de julho e 31 de agosto.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Candidatos podem interpor recurso contra o resultado preliminar entre os dias 2 e 4 de julho.

Resultado do Vestibular 2022/2 de Medicina da PUC Minas está disponível
A avaliação foi composta por uma redação e 50 questões objetivas.