Enem: 50 instituições de Portugal já aceitam notas do Exame
Último convênio foi firmado hoje pelo Inep e pelo IPAM, situado na cidade de Porto
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta terça-feira, 12 de maio, que fechou parceria com o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), da cidade do Porto, em Portugal, para que estudantes brasileiros que fizeram o Enem possam estudar no local.
Por causa da pandemia do coronavírus, o documento foi assinado primeiro em Portugal, pelo diretor do IPAM-Porto, Ricardo José Fernandes Mena. Depois, o acordo foi enviado para o Brasil e selado com a assinatura do presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Com 34 anos de existência, o IPAM-Porto oferece cursos das áreas de marketing e de gestão. O instituto tem como foco desenvolver o espírito científico e empreendedor, estimular o conhecimento dos problemas do mundo atual e promover e valorizar a multiculturalidade e a responsabilidade social.
Assim como as outras instituições de ensino portuguesas que aceitam as notas do Enem, o IPAM tem autonomia para criar processo seletivo específico e determinar regras, pesos das provas e quantos alunos brasileiros podem concorrer às vagas.
Marco
Com o fechamento desta parceria, o Inep registra agora 50 acordos com universidades de Portugal. Para o Alexandre Lopes, este novo convênio representa um marco, pois demonstra a credibilidade e a respeitabilidade que o Enem conquistou dentro e fora do Brasil.
"É mais uma oportunidade para que os estudantes brasileiros tenham uma formação de qualidade, agregada à experiência em um país estrangeiro”, salienta o presidente do Inep.
Veja quais são as instituições portuguesas que aceitam o Enem