☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação

A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Publicado por Érica Caetano
01/04/2020 10h55 , atualizado em 01/04/2020 11h56

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite de ontem, 31 de março, que irá redimensionar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital 2020, estendendo a aplicação-piloto da nova forma do Exame para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Anteriormente, havia sido divulgado que a aplicação estava restrita a 15 capitais brasileiras.

A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, quando o Edital do Enem 2020 foi divulgado, e tem como objetivo levar o Enem Digital, em seu primeiro ano de implementação gradativa, para todo o Brasil.
 
A nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital ainda será publicada pelo Instituto.

Enem Digital

Uma das grandes novidades do Enem 2020 é a implementação do Enem Digital, que terá início neste ano e será feita de forma progressiva. 

A previsão do Inep é que o modelo esteja consolidado até o ano de 2026, com a aplicação digital a todos os participantes.

O órgão havia informado anteriormente a oferta de 50 mil vagas distribuídas para os 15 municípios específicos para a participação do Enem Digital. Contudo, a oferta passou para 100 mil com a divulgação do Edital.
 
As condições de atendimento especializado para fazer a prova do Enem 2020 estarão disponíveis apenas para quem optar pela aplicação impressa, não estando disponíveis para quem optar pela aplicação digital. 

Veja mais detalhes no Edital do Enem Digital!

Acesse o Edital do Enem formato tradicional!

Também é importante ressaltar que a possibilidade de fazer o Enem Digital não estará disponível aos chamados “treineiros”, mas apenas aos concluintes do ensino médio neste ano aos que já concluíram esta etapa de ensino em anos anteriores.

O período e o procedimento de inscrição para o Enem são os mesmos para as duas versões do Exame, tanto a impressa quanto a digital.

É preciso ficar atento ao realizar o cadastro, já que uma vez inscrito nesta modalidade, não haverá possibilidade de alteração. Um participante inscrito para o Enem Digital não pode posteriormente optar pelo Enem impresso e vice-versa.

Provas

As provas do Enem Digital serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e não haverá nenhum tipo de aplicação do Enem Digital em casa, à distância ou em computadores particulares. A aplicação será idêntica à do Enem impresso, em municípios e locais de prova selecionados pelo Inep

Os participantes que optarem pelo Enem Digital também irão se deslocar para os locais de prova determinados, seguirão as mesmas regras, as normas logísticas, o horário de entrada e saída, as restrições a objetos não permitidos e afins.

 O que muda é o suporte das questões de prova, que será em formato digital. A estrutura do exame será igual à da versão impressa e, no caso da redação, será realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente.
  
No primeiro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. A prova de redação será realizada em formato impresso.

 O participante somente deverá responder às questões da prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
 
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Mais detalhes podem ser obtidos no Edital.
 

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo