Fies 2016/2 ofertará mais cursos das áreas de saúde e engenharia
Prazo de inscrições será de 14 a 17 de junho. Resultado sairá dia 20 do mesmo mês.
Na edição do segundo semestre de 2016, o processo seletivo do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) vai aumentar a oferta de cursos das áreas de saúde e de engenharia, em comparação ao início de ano. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 27 de abril.
Saiba mais sobre o Fies 2016/2
Entre as novidades anunciadas pelo órgão, está o aumento de vagas na mesma proporção que o Programa Universidade para Todos (ProUni) até o limite de 10%. Também foram liberados os novos critérios de cursos prioritários. Confira:
- Cursos prioritários (áreas de saúde, engenharia e licenciaturas): diminuição de 70% para 60%;
- Demais cursos: aumento 30% para 40%.
- Cursos prioritários da área de saúde: aumento de 45% para 50%;
- Cursos prioritários da área de engenharia: aumento de 35% para 40%;
- Cursos prioritários da área de licenciatura, Pedagogia e Normal Superior: diminuição 20% para 10% (Essa foi uma das reivindicações do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular que foi atendida).
Inscrições
De acordo com o cronograma do Fies 2016/2, as inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 14 a 17 de junho. O resultado deve sair no dia 20 seguinte. Veja detalhes.
Em relação aos cursos, há uma mudança: de acordo com as regras do processo seletivo regular, o estudante pode escolher uma opção de curso, mas, durante o período de inscrições, pode alterar a opção de curso quantas vezes desejar.
O MEC também informou que, agora, o prazo de conclusão da inscrição por parte do aluno será ampliado de 5 dias corridos para 5 dias úteis. Outro dado é que, se o estudante for reprovado na pré-seleção, o sistema automaticamente convocará o próximo candidato da lista de espera. Há ainda a mudança da redução do patamar mínimo de prestação do FIES de R$ 100 para R$ 50.
Vagas remanescentes
Segundo o ministério, haverá prazo de inscrição para vagas remanescentes logo depois do processo seletivo tradicional (agosto). Para ocupação de eventuais vagas sem demanda, está prevista a redistribuição de vagas por mantenedora e nova etapa de inscrição para vagas remanescentes. A inscrição ficará aberta durante todo o semestre e a reserva de vagas será feita por ordem de inscrição.
Enem
As regras para participar do Fies seguem as mesmas do primeiro processo seletivo: os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tirado notas acima de 450 nas provas objetivas e nota na redação superior a zero.