Fuvest anuncia medidas de prevenção contra coronavírus no Vestibular 2021
Seleção para ingresso nos cursos oferecidos pela USP ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2021. São esperados mais de 130 mil candidatos.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) informou nesta terça-feira, 8 de dezembro, quais medidas sanitárias e de segurança serão adotadas para evitar a contaminação do coronavírus durante o Vestibular 2021.
O processo seletivo contará com duas etapas. As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 10 de janeiro de 2021. A previsão é que mais de 130 mil inscritos façam os testes. Quem for aprovado na primeira etapa fará provas nos dias 21 e 22 de fevereiro.
A diretora executiva da Fuvest, Belmira Bueno, explica que, para que a realização do vestibular seja segura, foi investido no que há de mais científico em termos de protocolo, respeitando-se as normativas das autoridades internacionais de saúde e as determinações do Governo do Estado de São Paulo.
Medidas contra Covid-19
O material que contém os protocolos de segurança sanitária, coordenado pelo médico assessor da Fuvest, Dr. Matheus Torsani, foi em boas práticas e artigos científicos internacionais. O profissional, em conjunto com a equipe da Fuvest, adaptou-os à realidade do vestibular deste ano.
Confira algumas medidas que serão adotadas no vestibular da Fuvest 2021:
- O uso de máscaras será obrigatório. Recomenda-se que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional. Todos os vestibulandos receberão saquinhos (de papel) para guardar a máscara usada com segurança
- Em cada carteira, haverá um sachê contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira
- A ocupação das salas de prova será inferior a 40% da capacidade máxima da sala. Já as carteiras serão colocadas nas salas com distância de 1,5 m entre cada uma
- As portas e janelas deverão permanecer abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
- Os portões serão abertos às 12h para que sejam evitadas aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas
- Os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield
- Somente será permitido o consumo de líquidos dentro das salas; a alimentação deverá ser feita fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
A Fuvest destaca ainda que, caso um candidato tenha a confirmação de Covid-19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, ele deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova na data do exame.
Leia o Manual da Fuvest de prevenção contra Covid-19
Fuvest 2021
As provas da primeira fase serão compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Já as da segunda fase terão uma redação e questões discursivas de português e duas a quatro disciplinas conforme o curso de escolha. O resultado deve sair no dia 19 de março.
O vestibular 2021 da Fuvest oferece 8.242 vagas em cursos ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Confira como é o vestibular da Fuvest
O curso de Medicina é o mais concorrido do processo seletivo. A carreira é oferecida em São Paulo e no interior, nas cidades de Ribeirão Preto e de Bauru.
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato e o site da Fuvest.