Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou na tarde de hoje, 19 de janeiro, as provas e os gabaritos oficiais da reaplicação do Enem 2021. Confira:
Provas e gabaritos Reaplicação Enem 2021
Segundo o órgão, o participante deve estar atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.
A previsão é que o resultado do Enem 2021 saia no dia 11 de fevereiro. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Provas
As provas da Reaplicação Enem 2021 foram aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro. Veja abaixo os detalhes:
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação
O tema da redação foi "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil". O professor de Redação do Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Milton Costa, deu sua opinião sobre o tema. Para ele, a escolha foi pertinente e dentro das expectativas de abordagem do Exame Nacional.
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Na última segunda-feira (17), o Inep informou que mais de 70% dos inscritos na Reaplicação do Enem 2021 faltaram às provas. Ainda segundo o órgão, dos 280.146 participantes que ganharam isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e faltaram às provas e que puderam se inscrever neste ano novamente, somente 66.728 (23,8%) fizeram a reaplicação.
Também fizeram as provas 31.054 (57,3%) Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Participantes
Puderam participar da Reaplicação do Enem 2021, além dos inscritos no Enem PPL, os estudantes que se inscreveram após a reabertura do prazo para solicitar isenção da taxa e os participantes que solicitaram reaplicação por um dos seguintes motivos:
-
Problemas logísticos nos dias do Enem regular (21 e 28 de novembro), como falta de eletricidade, alagamentos ou outros desastres naturais;
-
Diagnóstico ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, vírus Influenza (gripe), sarampo, tuberculose, coqueluche, rubéola, entre outras.
Mais detalhes sobre o Enem podem ser obtidos no site do Inep.