O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro, o número de faltosos no primeiro dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado no último domingo, dia 09.
De acordo com o órgão, ao todo, 112.931 participantes realizaram as provas e a abstenção foi de 67%. Dos 340.659 estudantes esperados, 227.728 faltaram às provas. O número de participantes representa 33% para essa aplicação.
No total, foram registrados 76.535 (27,3%) presentes dos 280.146 isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e se inscreveram em setembro, após nova oportunidade.
Além disso, 2.206 (35,1%) dos 6.286 participantes que tiveram o pedido aceito para reaplicação fizeram as provas. O Enem também foi aplicado para 34.190 (63%) dos 54.227 inscritos no exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
O Inep informou que os dados são preliminares, visto que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.
Confira a comparação entre inscritos, presentes e ausentes:
A reaplicação
Os candidatos que passaram pelo primeiro dia de provas da reaplicação do Enem 2021 foram condicionados as provas de Linguagens e Códigos, incluindo a redação, e Ciências Humanas. O tema da redação foi "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".
Confira o comentário sobre o tema da redação!
As provas estão previstas de serem aplicadas tmbém no próximo dia 16. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.
A prova da reaplicação do Enem 2021 será impressa, independente se a inscrição original foi para a edição digital do exame. O formato é o mesmo:
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021
A previsão é que o resultado do Enem 2021 saia no dia 11 de fevereiro. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas para acesso à educação superior como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em instituições particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de cursos em instituições particulares
Veja como é calculada a nota do Enem
O Enem
As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, em todo o Brasil. No total, 29% de inscritos faltaram às provas do segundo dia. O número é um pouco mais alto do que o primeiro dia, que registrou 26% de ausentes.
No total, entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu ao Exame. O número registrado é a menor participação em mais de uma década.
Saiba como foi o primeiro dia do Enem 2021
A tema da redação do Enem 2021 foi sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto surpreendeu estudantes e professores.
Veja o que professores falaram sobre o 2º dia do Enem 2021
Mais detalhes sobre o Enem podem ser obtidos no site do Inep.