O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na tarde desta segunda-feira, 17 de janeiro, que dos 338.419 inscritos para a reaplicação do Enem 2021, apenas 99.528 estudantes compareceram às provas. O número significa mais de 70% de abstenção.
Segundo o órgão, dos 280.146 participantes que ganharam isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e faltaram às provas e que puderam se inscrever neste ano novamente, somente 66.728 (23,8%) fizeram a reaplicação.
Também fizeram as provas 31.054 (57,3%) Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Reaplicação Enem 2021
As provas da Reaplicação Enem 2021 foram aplicadas ontem (16) e no domingo anterior, 9 de janeiro. Veja abaixo os detalhes:
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação
O tema da redação foi "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil". O professor de Redação do Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Milton Costa, deu sua opinião sobre o tema. Para ele, a escolha foi pertinente e dentro das expectativas de abordagem do Exame Nacional.
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Participantes
Puderam participar da Reaplicação do Enem 2021, além dos inscritos no Enem PPL, os estudantes que se inscreveram após a reabertura do prazo para solicitar isenção da taxa e os participantes que solicitaram reaplicação por um dos seguintes motivos:
-
Problemas logísticos nos dias do Enem regular (21 e 28 de novembro), como falta de eletricidade, alagamentos ou outros desastres naturais;
-
Diagnóstico ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, vírus Influenza (gripe), sarampo, tuberculose, coqueluche, rubéola, entre outras.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resultado
A previsão é que o resultado do Enem 2021 saia no dia 11 de fevereiro. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas para acesso à educação superior como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em instituições particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de cursos em instituições particulares
Veja como é calculada a nota do Enem
Enem 2021
As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, em todo o Brasil. No total, 29% de inscritos faltaram às provas do segundo dia. O número é um pouco mais alto do que o primeiro dia, que registrou 26% de ausentes.
No total, entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu ao Exame. O número registrado é a menor participação em mais de uma década.
Saiba como foi o primeiro dia do Enem 2021
A tema da redação do Enem 2021 foi sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto surpreendeu estudantes e professores.
Veja o que professores falaram sobre o 2º dia do Enem 2021
Mais detalhes sobre o Enem podem ser obtidos no site do Inep.