MEC divulga oferta de vagas da 1ª edição de 2022 do SiSU e ProUni
Inscrições para ambos os programas terão início ainda este mês.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 02 de fevereiro, a oferta de vagas para a 1ª edição de 2022 do seu Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Confira:
SiSU
Pra a edição de 2022/1 o MEC disponibilizará 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas são para as instituições federais (universidades e institutos).
O montante de vagas é superior ao ofertado na primeira edição do ano passado, quando foram disponibilizadas 206.609 vagas ofertadas em 109 instituições.
As oportunidades destinam-se a 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta dessa oferta já está disponível na página do SiSU.
Pequise as vagas e cursos que serão oferecidos no SiSU 2022/1
Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos.
Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil.
SiSU 2022/1
As inscrições para o SISU 2022/1 serão recebidas no período de 15 a 18 de fevereiro.
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.
Podem se inscrever no SiSU 2022/1 participantes do Enem 2021 que obtiveram nota superior a zero da prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. A lista de adesão das instituições pode ser vista nesta página.
O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
ProUni
Já a oferta de vagas nesta edição do ProUni é recorde, com 273.001 bolsas, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% da mensalidade do curso.
Este é o maior número de bolsas a serem ofertadas, desde a primeira edição do programa, em 2005. No ProUni 2022/1 foram 162.022 bolsas de estudos, das quais 75.855 eram integrais e 85.167 parciais.
Ao todo são 19.584 cursos com oferta de bolsas do Prouni, em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal. Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
O período de inscrições para essa edição do Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. O Programa conta com bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
Veja como se inscrever no ProUni
Podem participar do ProUni os candidatos que tiverem média de 450 pontos no Enem e que não zeraram a redação. Além disso, é preciso ter renda máxima de três salários mínimos.
Para aqueles com renda de até 1,5 salário mínimo são oferecidas bolsa de 100%. Enquanto para aqueles com renda de até 3 salários mínimos as bolsas são de 50%.
Pessoas que podem participar do ProUni
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
- Quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
- Pessoa com deficiência;
- Professor de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda).
Mais detalhes podem ser obtidos no Edital do SiSU 2022/1e no Edital ProUni 2022/1.