O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o prazo de inscrições para a primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Os interessados podem se cadastrar até a próxima sexta-feira, 18 de fevereiro. Somente podem se inscrever no SiSU participantes do Enem 2021. As notas foram divulgadas no último dia o dia 09.
Veja passo a passo para se inscrever no SiSU
No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrêcia: se ampla concorrência, cotas ou programa de políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar as opções de cursos. No final de cada dia, serão liberadas as notas de corte, as quais são as notas mínimas que os concorrentes precisam ter para tentar uma vaga no curso escolhido.
Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
Vagas
Nesta edição, o SiSU oferece até o momento 222 mil vagas, distribuídas em 6.146 mil cursos de graduação de 125 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.
Cronograma
Conforme o cronograma do SiSU 2022/1, o resultado deve sair no dia 22 de fevreiro.
O candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do SiSU, na chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 08 de março, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SiSU, referente à chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 11 de março.
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do SiSU na internet, de 22 de fevereiro até as 23h59 do dia 08 de março.
O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU.
O SiSU
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.
O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram.
Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2022/1.