O Ministério da Educação (MEC) afirmou no início da tarde de hoje, 16 de fevereiro, por meio de nota, que realizou novo ranqueamento das notas de corte da primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A atualização das notas começou a ser feita a partir das 14h.
Acesse as notas do corte do SiSU 2022/1 atualizadas
Segundo o MEC, agora os estudantes poderão verificar suas classificações parciais de acordo com o Edital do SiSU, sem considerar a classificação duplicada (quando o candidato é aprovado em dois cursos de graduação).
As primeiras notas de corte do SiSU 2022/1 foram liberadas nesta madrugada. Esses dados se referem à menor nota, definida pelo Sistema, para que o estudante possa ser selecionado entre os candidatos inscritos.
Saiba mais sobre as notas de corte do SiSU
Atualizada diariamente durante o prazo de inscrições, a nota de corte é calculada com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência. Sendo assim, as notas variam à medida que novos candidatos se inscrevem. Vale lembrar que o estudante pode se cadastrar em dois cursos.
Dupla classificação
Nesta manhã, alguns estudantes comentaram nas redes sociais que o SiSU 2022/1 estava considerando as notas dos aprovados nas duas opções de curso, o que é chamado de "dupla classificação" ou "nota fantasma". Esse ranqueamento é inadequado uma vez que o inscrito somente será selecionado para um curso.
No ano passado, o MEC teve que retirar a dupla classificação e prorrogar as inscrições para o SiSU 2021/1 após uma ação apresentada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU).
SiSU 2022/1
As inscrições para o SiSU 2022/1 começaram ontem (15). O programa oferece vagas em instituições públicas de ensino a participantes do Enem 2021. Os inscritos podem escolher duas opções de cursos de graduação, mas somente serão aprovados em um.
Veja como se inscrever no SiSU
O cronograma do Sistema prevê que a lista de aprovados saia no dia 22 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular do dia seguinte até 8 de março na instituição de ensino de oferta da vaga.
O SiSU 2022/1 oferece 222 mil vagas, distribuídas em 6.146 mil cursos de graduação de 125 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.