☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC oficializa a suspensão de mais de 200 cursos de graduação em todo o país

MEC oficializa a suspensão de mais de 200 cursos de graduação em todo o país

A listagem das instituições está publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 06. Um dos critérios utilizados é o desempenho do curso através do Enade.

Publicado por Érica Caetano
06/12/2013 11h45 , atualizado em 06/12/2013 11h54

O Ministério da Educação (MEC) por meio do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou no final da tarde de ontem, 05 de dezembro, a suspensão de ingresso de novos estudantes em 270 cursos de graduação ofertados por instituições de ensino superior do país. A nova medida já valerá para os atuais processos seletivos. A listagem das instituições está publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 06. 

O ministro apresentou ontem, em entrevista concedida em Brasília, as medidas de regulação e supervisão tomadas com base nos indicadores de qualidade do ensino superior referentes a 2012: Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Um dos critérios utilizados é o desempenho do curso através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 

O Conceito Enade tem escala de 1 a 5. Cursos com notas 1 e 2 são considerados abaixo da média esperada, sendo necessário ter nota 3 ou mais para serem considerados satisfatórios. Instituições de ensino e cursos com esses números ficam sujeitos a medidas de regulação e supervisão. 

Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas de administração, ciências contábeis, direito, comunicação social e demais cursos nas áreas de humanidades. 

Além da medida cautelar de suspensão de ingresso, os cursos com CPC 1 ou 2 terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo. Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais. Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por comissão de avaliação, que fará relatórios periódicos. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.

Em 2012, foram avaliados 8.184 cursos de instituições federais, estaduais e municipais, tanto públicos quanto privados. Desse total, 5.888 integram o sistema federal — instituições federais e particulares. Obtiveram CPC satisfatório 4.616 cursos, sendo 4.255 em instituições particulares e 361 nas federais. Tiveram conceito insatisfatório outros 728 de instituições particulares e 33 das federais.

No ano passado, o MEC anunciou a suspensão de ingressos em 200 cursos de graduação, dos quais 112 com tendência positiva e 88, negativa. Dos cursos com tendência positiva, 46 foram liberados para reabrir o ingresso após rigorosa avaliação do MEC, baseada no plano de melhorias apresentados.

Das instituições avaliadas com IGC abaixo do aceitável, 60 apresentaram resultados negativos reincidentes. A elas serão aplicadas medidas cautelares de suspensão de todos os processos de regulação de entrada (autorização, novos campus e novos polos) e de recredenciamento; de vedação da abertura de novos processos; de suspensão das prerrogativas de autonomia e de limitação de ingresso, com congelamento de vagas a partir dos dados do Censo de 2012.

*com informações do MEC

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa