Professores comentam sobre provas do 1º dia do Enem 2021
Equipe do Colégio e Curso Oficina do Estudante, parceira do Mundo Educação, analisou as provas deste primeiro dia do maior exame educacional do país.
As provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram realizadas neste domingo, 21 de novembro.
Os participantes tiveram que responder a prova de Linguagens e Códigos, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.
Também foi aplicada a prova de Ciências Humanas, que contou com 45 perguntas. Essa área do conhecimento foi composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Além destas, eles também tiveram que confeccionar uma redação, que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
A prova de redação do Enem é a que causa mais expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil.
Os professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, parceiro do Mundo Educação, comentaram sobre cada uma das provas desse primeiro dia. Confira:
Ciências Humanas
História
O professor de História, Marcus Vinicius de Moraes, achou que a prova de História recuperou a tradição do Exame, já que abordou temas que contemplam a sociedade como um todo, podendo ser considerada de dificuldade mediana.
Questões referentes a revoltas medievais, folclore camponês, indígenas, resistências escravas, África e identidades foram ponto alto da prova.
Geografia
Em relação a Geografia, o professor Fábio Bacchiegga, analisou que as provas apresentaram mais textos do que imagens.
A expectativa era de serem usados maiores recursos como gráficos, tabelas mapas e etc. Contudo, Bacchiegga analisou que o Exame foi mais baseado em textos simples e sem grandes complexidades, mas que exigiram muita leitura.
A predominância foi em Geografia Econômica, mas foi notado uma grande interdiscplinaridade com Sociologia, o que fez com que a prova fosse considerada de nível médio se comparada a outras edições.
Linguagens
A professora de Redação, Jéssica Dorta, definiu a prova de linguagens composta, sobretudo, por questões interpretativas, que envolveram textos de gêneros discursivos diversos, como: conto, poema, reportagem, história em quadrinho, pintura, resenha e etc.
Redação
Vanessa Bottasso, também professora de Redação do preparatório, achou o tema da redação interessante e pertinente. A escolha da banca foi feliz, por se tratar de um tema social extremamente relevante
Para ela, cabia, em primeiro lugar ao candidato, entender a visibilidade social imposta como uma condição àqueles sujeitos marginalizados.
Leia aqui o comentário da redação do Enem 2021!
Provas no geral
O diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, avaliou as provas do primeiro dia, no geral, como boas, cobrando bastante interpretação e com questões, de modo geral, de nível médio.
Cecílio não conseguiu identificar nenhuma questão polêmica neste primeiro dia de provas, porém tiveram aquelas que exigiram do candidato maior atenção. O tema da redação foi considerado de bastante relevância e contextualizado com um problema social, que é a questão da invisibilidade social.
As provas de Espanhol e Inglês foram consideradas de nível semelhante a das provas do Enem do ano passado, tendo em ambas a cobrança maior de interpretação do que de gramática.