Provas dos Processos Seletivos Especiais 2014 da UFPA são aplicadas neste domingo (19)
São oferecidas mais de mil vagas em cursos de graduação para candidatos do PSE-6 e do PSE-7
A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza no próximo domingo, 19 de outubro, entre as 14h e as 18h, as provas dos Processos Seletivos Especiais (PSEs) 2014 que, juntos, disponibilizam 1.035 vagas em cursos de graduação. Os locais de prova já podem ser consultados.
Todas as seleções têm especificações e regras próprias e compõem o sistema de Política de Ações Afirmativas da instituição. Foram registradas 8.898 inscrições.
Provas
A seleção do PSE-6 ocorrerá em duas etapas. A primeira será realizada nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Soure e Tucuruí. Os candidatos serão condicionados a uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura e uma Redação. O gabarito será divulgado em até 48 horas.
Os concorrentes também devem entregar nesse dia o questionário documental e pessoal preenchido. Esse documento somente será avaliado se ele não for eliminado da Redação, na proporção de três candidatos por vaga ofertada, de acordo com o item 10 do Edital.
Já concorrentes do PSE-7 (indígenas, quilombolas e candidatos ao curso de Etnodesenvolvimento) vão produzir uma Redação também no mesmo horário, nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure. De 27 a 29 de novembro, 8h às 12h e de 14h às 18h, eles vão passar por entrevistas individuais, nas quais professores especialistas da instituição vão analisar o histórico escolar do ensino médio.
Vagas
Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais podem concorrer a 685 vagas por meio do PSE-7, sendo 640 para os dois primeiros estudantes (320 indígenas e 320 quilombolas) e outras 45 vagas para a última modalidade. Já o PSE-6 oferta mais 350 vagas para quem quiser cursar a graduação em Educação no Campo, ofertada em nove municípios do estado.
Além dessas oportunidades, também são oferecidas 45 para o curso de Etnodesenvolvimento, ofertado no campus de Altamira. Para esta graduação, puderam se candidatar estudantes de comunidades tradicionais, o que inclui, além de indígenas e quilombolas, também ribeirinhos e outras comunidades.
Para mais detalhes, acesse os Editais, o site da UFPA ou, ainda, este link.