Quase 870 mil candidatos já se inscreveram no ProUni 2014/1
Dados foram divulgados pelo MEC no final da tarde de ontem. Prazo será encerrado às 23h59 desta sexta-feira, dia 17.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014/1 já tem 868.806 inscritos. Já o número de inscrições chegou a 1.654.757, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no final da tarde de ontem, às 18h mais precisamente. Quem ainda não se inscreveu tem só até às 23h59 de amanhã, dia 17, já que o prazo será encerrado nesta data.
Estão sendo ofertadas nesta edição do Programa 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais em 25,9 mil cursos. A oferta deste ano cresceu 18% no que se refere à primeira edição realizada em 2013. Podem participar somente estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, sem zerar a redação.
O candidato que desejar concorrer a bolsas precisa também, além de ter feito o Enem, ter estudado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou em instituições particulares, através de bolsa de estudo integral. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no Programa.
As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017). Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034). Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda.
Cronograma
O ProUni terá duas chamadas on-line. A primeira chamada do Programa será divulgada em 20 de janeiro, com prazo até o dia 24 seguinte para o candidato selecionado se apresentar à instituição de ensino e comprovar as informações preenchidas na inscrição. A segunda convocação acontece em 03 de fevereiro, com confirmação dos dados até o dia 06 do mesmo mês.
Os estudantes que não forem selecionados na primeira e segunda chamada podem se inscrever na lista de espera do programa entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o candidato que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar.
Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível on-line na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição. A matrícula destas será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.